icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Resultado do Enem 2025 será divulgado em 16 de janeiro, confirma MEC

Prova serve como principal critério de acesso ao ensino superior, sendo utilizada em processos seletivos como Sisu, Prouni e Fies.

Publicado em 09/01/2026 às 19:30


				
					Resultado do Enem 2025 será divulgado em 16 de janeiro, confirma MEC
Enem 2025: tema da redação é 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira' - Foto: Divulgação. Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta sexta-feira (9) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado em 16 de janeiro.

A data de divulgação das notas individuais do exame foi tornada pública a 10 dias do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Diferente da edição de 2024, o edital do Enem 2025 não informava quando as notas seriam disponibilizadas.

LEIA TAMBÉM:

Os gabaritos das provas, que indicam as respostas corretas, já estão disponíveis. Falta, apenas, a disponibilização da pontuação por área do conhecimento e da redação para os participantes.

As notas estarão disponíveis na página do participante e devem ser acessadas utilizando o login gov.br (CPF e senha).

A prova, aplicada em novembro do ano passado, é usada para aprovar estudantes em universidades por meio de processos seletivos que estão prestes a começar, como o Sisu (de 19 a 23 de janeiro), Prouni (26 a 29 de janeiro) e o Fies (sem cronograma).

Sobre o Enem

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.

Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp