icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Reunião na UFPB discute referenciais curriculares para a rede estadual

Ensino Fundamental é o alvo dos referenciais curriculares, debatidos na reunião e previstos para 2011.

Publicado em 14/09/2010 às 17:52

Da Redação
Com Secom-PB


Uma equipe de dezenove consultores, entre mestres e doutores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estão reunidos durante esta semana para discutir a elaboração dos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental de Nove Anos do Estado da Paraíba. Além deles, participam das discussões 100 professores da rede estadual, representando as doze Gerências Regionais de Educação e Cultura. O encontro está sendo realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa, das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora dos trabalhos, a professora Rosa Godoy, o currículo do Ensino Fundamental que é aplicado atualmente foi formulado em 1988 e está defasado. “É preciso atualizar a proposta curricular e oferecer um ensino que permita ao aluno enfrentar as inovações tecnológicas”, ressaltou. Para isto, acrescentou ela, estão reunidos consultores das várias áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos e sua Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Diversidade Cultural que perpassa as três áreas).

Rosa Godoy informou que nessa primeira reunião serão apresentadas propostas, objetivos, conceitos, metodologia e avaliação pelos 100 educadores que vão falar de suas experiências práticas em sala de aula. A partir das observações feitas através da soma de experiências, os consultores formularão textos que serão apresentados na segunda reunião, prevista para ocorrer no final de novembro. A previsão é de que o texto final esteja pronto no fim de dezembro para ser implantado nas escolas de ensino fundamental em 2011.

Para a professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental John Kennedy, da cidade de Guarabira, Elizabete de Souza Mendes, a iniciativa é de grande importância no sentido de melhorar o sistema educacional e resgatar a vida através da educação. A inclusão, o preconceito, a pluralidade, a diversidade, são temas que vão ser tratados durante o encontro.

De acordo com Elizabete de Souza, serão apresentadas também as necessidades do dia a dia em sala de aula, tais como a aplicação de uma linguagem acessível à comunidade, investimentos em material didático e em cursos de capacitação aos educadores, visando estimulá-los para que obtenham resultados positivos na educação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp