EDUCAÇÃO
Rômulo Polari é reeleito reitor da UFPB
Eleito ficou com 59,18% dos votos, enquanto Lúcio Flávio conquistou 39,11% dos votantes, sendo maioria entre os estudantes.
Publicado em 05/06/2008 às 8:24
Karoline Zilah
Com 59,18% dos votos, o professor Rômulo Polari foi reeleito reitor da Universidade Federal da Paraíba por mais quatro anos. Professores, alunos e funcionários participaram do pleito, que aconteceu nesta quarta-feira (4) nos quatro campi da UFPB situados em João Pessoa, Areia, Bananeiras e no Litoral Norte.
As votações tiveram início às 8h e terminaram às 21h. No total, 28.925 pessoas participaram da eleição. A apuração foi finalizada por volta da 1h04 desta quinta-feira (5). O reitor comentou em entrevista concedida ao Bom Dia Paraíba que já esperava por esse resultado, pois, de acordo com pesquisas feitas anteriormente, era possível constatar que havia um bom nível de aceitação de sua gestão pela comunidade acadêmica.
Mesmo sendo eleito, Rômulo Polari não foi a preferência dos estudantes. No maior campus da UFPB, o de João Pessoa, quem teve a maior projeção entre os alunos foi o candidato Lúcio Flávio, enquanto Polari acumulou mais votos entre professores e funcionários. No resultado final do pleito, Lúcio Flávio obteve um total de 39,11% dos votos. Já o candidato José Rodrigues conquistou apenas 1,70% dos eleitores.
Os planos de reitor para a sua segunda gestão é dar continuidade à implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso às instituições públicas de ensino superior.
Rômulo Polari comentou que a UFPB já está recebendo recursos e que o projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação, proporcionando a implantação de novos cursos, incluindo mestrados e doutorados, nos próximos cinco anos.
Comentários