EDUCAÇÃO
Segundo dia do Enem é tranquilo na Paraíba, diz coordenação
“Hoje foi tudo tranquilo”. Essa foi a avaliação que a coordenadora do Exame Nacional do Ensino Médio na Paraíba, Iara Andrade, fez deste domingo (7), segundo dia do Enem.
Publicado em 07/11/2010 às 19:05
Da Redação
“Hoje foi tudo tranquilo, ocorreu tudo dentro do previsto”. Essa foi a avaliação que a coordenadora do Exame Nacional do Ensino Médio na Paraíba, Iara Andrade, fez deste domingo (7), segundo dia do Enem. O primeiro dia das provas foi marcado por tumulto em todo país.
Confira o gabarito das provas do primeiro dia
Neste domingo os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Os inscritos também foram submetidos a prova de redação que teve como tema Trabalho na Construção da Dignidade Humana. "Por conta da prova de Redação os alunos tiveram uma hora a mais no segundo dia de prova”, explicou Iara Andrade.
Diferentemente das provas do sábado (6), marcada por tumulto, as provas do domingo correram na normalidade. “Em João Pessoa e em Campina Grande, não tive até o momento, informação sobre alunos eliminados, ou sobre algum tipo de confusão”, explicou a coordenadora. No sábado os candidatos fizeram provas de ciências da natureza e humanas
Na Paraíba, as provas foram aplicadas em 42 municípios e contou com cerca de 95 mil inscritos. No Brasil, 4,6 milhões estudantes se inscreveram no Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, no primeiro dia cerca de 27% dos candidatos não compareceram aos locais das provas.
Segundo a coordenadora do Enem na Paraíba, ficou para esta segunda-feira (8) a liberação e divulgação das provas na internet. Já na terça-feira (9) deve ser disponibilizado o gabarito das provas.
Notas
As notas do Enem servem para ingresso em instituições e nível superior. Na Paraíba, os alunos podem utilizar o resultado do exame para concorrer as vagas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - que disponibiliza 10% do total de vagas, cerca de 700 vagas, para os participantes do Enem e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2010, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) adotou o Enem apenas como instrumento de classificação. Algumas instituições particulares também vão aproveitar as notas do Enem.
Conclusão do Ensino Médio
Este ano a nota do exame serve para que o candidato obtenha o certificado de conclusão do Ensino Médio. Na Paraíba, 7.025 inscritos buscam este certificado. No cenário nacional 528.658 pessoas participam do exame para obter o certificado.
Comentários