EDUCAÇÃO
Segurança para chegada das provas do Enem envolve 1.500 PMs
Em João Pessoa, assim que chegarem, as provas ficarão no 1º grupamento de Engenharia. Em Campina Grande serão armazenadas no 31º Batalhão de Infantaria.
Publicado em 04/11/2014 às 19:26
O esquema de segurança da Polícia Militar da Paraíba para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá início na próxima quarta-feira (5), quando os malotes que contêm as provas chegarão ao Estado. Este ano, a Polícia Militar reforçou o efetivo dedicado ao esquema de segurança em 300 homens, chegando ao quantitativo de 1.500 PMs empregados na operação. Na Paraíba, mais de 230 mil candidatos se inscreveram para o Exame, que acontece nos próximos dias 8 e 9 de novembro.
De acordo com a capitã Carla Marques, o transporte das provas até o seu local de aplicação também será feito pela PMPB. Em todo o Estado, serão 451 locais de prova, distribuídos em 58 cidades.
A escolta acontece da seguinte maneira: ao chegarem ao Estado, as provas são escoltadas pela PM até os quartéis do Exército em João Pessoa e Campina Grande, onde ficam mantidas; depois, são levadas dos quartéis para as agências centrais dos Correios e, dessas agências, para agências menores de outros municípios. Por medida de segurança, as rotas de transporte não estão sendo divulgados.
Em João Pessoa, assim que chegarem, as provas ficarão no 1º grupamento de Engenharia. Em Campina Grande serão armazenadas no 31º Batalhão de Infantaria Motorizada.
Ainda segundo a capitã, a Polícia Federal irá participar apenas do esquema de inteligência. "Se houve alguma fraude, nós solicitamos a PF. Mas todo o policiamento das escolas e também a escolta das provas será todo de responsabilidade da PM", exclarece.
Comentários