EDUCAÇÃO
UEPB deve adotar notas do Enem no vestibular de 2011
Ideia, segundo a reitora Marlene Alves, é considerar a nota do Enem numa primeira etapa do processo seletivo. O modelo atual do Vestibular valeria para uma segunda etapa.
Publicado em 12/03/2010 às 10:04
Tiago França
Do Jornal da Paraíba
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na instituição para o Vestibular de 2011. A ideia, segundo a reitora Marlene Alves, é considerar a nota do Enem numa primeira etapa do processo seletivo. O modelo atual do Vestibular, com provas objetivas das áreas específicas e uma redação, valeria para uma segunda etapa.
A proposta está sendo discutida na instituição e para começar a valer a partir do próximo Vestibular tem que ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Os debates estão sendo ampliados internamente, e se sentirmos segurança, poderemos aprovar o novo formato já a partir do Vestibular 2011, cujo edital será publicado no mês de maio”, disse a reitora.
Conforme a proposta, deverá ser atribuído peso diferenciado para as fases, sendo indicado o peso três para o Enem e o peso sete para a prova do vestibular. Já foram realizadas três grandes reuniões para discutir a possibilidade de adoção do Enem na UEPB.
Os encontros contaram com as participações de coordenadores de cursos de todos os campi da instituição, além de representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplad) e Comissão Permanente de Vestibular (Comvest).
O presidente da Comvest, professor Ivan Barros, aprova a proposta, já que entende que “por ser uma universidade pública, é natural que a UEPB tenha esta disposição para se inserir nas políticas educacionais do país”. “O Enem é uma tendência nacional, posto que o MEC sugere sua utilização”, disse.
A pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Eliana Maia, opina que, uma vez inserido no Vestibular da UEPB, o Enem poderá colaborar para que a universidade absorva um aluno mais qualificado, não somente na área em que optou, mas com uma formação geral e ampla acerca de outras áreas do conhecimento.
Já o pró-reitor de Planejamento, Rangel Júnior, explicou que o atual modelo de vestibular da UEPB é alvo de elogios por parte de todos os setores envolvidos com o ensino médio, que analisam as provas emitindo comentários positivos acerca dos testes propostos e sua qualidade.
“Contudo, com o passar do tempo e, principalmente, com o advento do Enem e sua adoção por inúmeras instituições de ensino superior, a UEPB faz questão de ingressar no debate e observar de que maneira isso poderia contribuir para melhorar o seu Vestibular”, ressaltou. Proposta será avaliada até a primeira quinzena de abril.
Comentários