EDUCAÇÃO
UFPB conta com sistema de cotas para estudantes da rede pública
Com o intuito de diminuir essa desigualdade, há dois anos a UFPB criou o sistema de cotas para egressos de escola pública.
Publicado em 18/03/2012 às 8:00
Para quem estudou em escola pública, entrar na faculdade tem um sentido a mais. Muitas vezes, só a determinação não é suficiente para vencer a concorrência, composta por candidatos que estudaram em escolas privadas, cursinhos e aulas de reforço. Com o intuito de diminuir essa desigualdade, há dois anos a UFPB criou o sistema de cotas para egressos de escola pública.
O professor João Lins, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), disse que desde que a reserva de vagas foi implantada, as chances dos candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública, aumentaram. “Primeiro concorrem em igualdade com os demais candidatos. Caso não consigam obter nota suficiente para passar, a disputa fica pelas cotas”, afirmou.
O estudante Júlio Dias sabe bem o que é driblar as deficiências de estudar em escola pública. Com 19 anos, ele cursa atualmente o 3º período do curso de Letras na UFPB e se diz realizado. “O curso superior é um sonho de todo jovem. Hoje tenho melhores perspectivas de vida por conta do curso, sei que a graduação só não basta, por isso quero fazer mestrado e doutorado”, comentou.
A trajetória de Júlio é uma exceção: muito jovem, recém-saído do ensino médio em escola pública e sem nunca ter feito vestibular. Para complementar o estudo na sala de aula, conseguiu vaga no cursinho preparatório da UFPB, o que foi de grande valia para seu desempenho na prova.
Comentários