Mayara Rocha conquista 4º lugar no Brasileiro de Levantamento de Pesos 2021

Paraibana competiu na categoria até 49kg na competição disputada no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução / COB

A paraibana Mayara Rocha conquistou o 4º lugar na classificação geral do Campeonato Paraibano de Levantamento de Pesos 2021, na categoria feminino, peso corporal de até 49kg. O evento foi aberto na quinta-feira (23), na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e prossegue até o domingo (26).

A categoria da qual Mayara participa foi a primeira a realizar as disputas. Como melhores índices, Mayara levantou 65kg na Arranque e 85kg no Arremesso. Na classificação geral, a paraibana obteve 150 pontos, ficando a nove pontos da terceira colocada. Após a competição, Mayara fez uma avaliação positiva da sua participação no campeonato e lembrou que o fato de ter tido Covid-19 uma semana antes da competição pode ter tido influência no resultado.

“Ter pego Covid me deixou um pouco insegura com os treinos, mas foi muito bom. Minha meta era fazer 65 e 88, cheguei bem perto da minha meta, fiz 65 e 85. Vamos treinar para a próxima, pra competir sempre melhor. Dia 9 de outubro estarei competindo novamente, agora no Campeonato Brasileiro de Powerlifitig. Vou treinar e me preparar para estar bem, no peso correto e, mais uma vez, dar o meu melhor”, afirmou Mayara.

Mayara Rocha levantamento de peso
Foto: Reprodução / COB

A próxima competição de Mayara será inédita em sua carreira de atleta: o Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2021 será realizado de 9 a 12 de outubro, também no Rio de Janeiro. Nessa competição, ela poderá ser a primeira mulher paraibana a conquistar uma medalha.

Powerlifting

O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este esporte é composto: o movimento de agachamento, supino e o peso morto. O powerlifting foi oficialmente reconhecido como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, a IPF – International Powerlifting Federation. Desde essa época que o esporte tem estado em constante evolução, tanto em relação às diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas equipados efetuem o levantamento de cargas cada vez maiores.

Mayara disse que para participar das competições tem recebido apoios importantes, a exemplo do Governo da Paraíba, da Prefeitura de Campina Grande, Direct Home, Mizaelly Henrique da Interag e Labelle Biju; além de outros parceiros que apoiam permanentemente sua carreira de atleta profissional, a exemplo de Cf Brabo, Roval, Redepharma Naturais, Recover Fisioterapia, Denner Nutricionista, Ayrton Osteopatia, Centro Médico Buriti e Tebas.

Perfil de Mayara

A atleta paraibana Mayara Rocha Soares tem 28 anos; é natural de Campina Grande; membro da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso Olímpico – LPO (2018); tetracampeã paraibana; vice-campeã brasileira; membro da delegação da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso que disputou o Panamericano em Santo Domingo, na República Dominicana; Medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico; e 3ª colocada no Mundial Crossfit Liftoff.