CBF responde reclamação do Botafogo-PB e garante árbitro paranaense em jogo do clube contra o Paysandu

Botafogo-PB queria vetar árbitro José Mendonça da Silva Junior do jogo contra o Paysandu, segunda-feira, pela Série C, mas não obteve êxito no pedido

José Mendonça da Silva Junior // Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) respondeu a reclamação formal que o Botafogo-PB enviou a entidade,  solicitando a modificação da escala de arbitragem para o jogo do Belo diante do Paysandu, que acontece na próxima segunda-feira, em Belém, pela 2ª rodada do quadrangular do acesso da Série C do Campeonato Brasileiro. O clube paraibano queria que o árbitro designado pela CBF para o jogo, o paranaense, José Mendonça da Silva Junior, fosse substituído.

O Botafogo-PB reclama de uma atuação do juiz na Série C de 2018, na partida em que o Belo recebeu o Salgueiro, em João Pessoa, na primeira fase do torneio. Na ocasião, o árbitro anulou quatro gols do time paraibano. Em todos os lances anulados foi assinalado impedimento pelos bandeiras do jogo, o que foi referendado pelo árbitro.

Dos quatro gols anulados, citados pelo clube em seu protesto formal, dois foram, de fato, bem anulados por impedimento. Um deles, com as imagens que as mídias televisivas divulgaram, não dá para concluir se houve acerto ou equívoco. No último gol anulado, as imagens mostram que houve erro da arbitragem.

CBF responde reclamação do Botafogo-PB e garante árbitro paranaense em jogo do clube contra o Paysandu
Botafogo-PB teve quatro gols anulados contra o Salgueiro, em 2018, pela Série C // Foto: Nádya Araújo / Botafogo-PB

A CBF, em sua resposta, explicou que não iria modificar a escala por duas razões: a primeira, legal, visto que, pelo Estatuto do Torcedor, não haveria tempo hábil para essa substituição; a segunda, a entidade defende o árbitro, alegando que houve acertos em dois lances, enquanto que nos outros dois não há como concluir se houve acerto ou erro.

O Botafogo-PB encara o Paysandu na segunda-feira, às 20h, na Curuzu, em Belém, em partida válida pela 2ª rodada do quadrangular do acesso da Série C. Na 1ª rodada, o Belo perdeu para o Ituano em João Pessoa, no Almeidão, por 1 a 0.

FPF PEDE INSPETOR DA CBF NO JOGO, E ENTIDADE ACATA

Em face da reclamação do Botafogo-PB, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveu pedir formalmente para a CBF que um inspetor de arbitragem da entidade fosse acompanhar o jogo lá em Belém. A CBF acatou o pedido e vai enviar para a partida Giulliano Bozzano.

Bozzano é o atual presidente da Escola Nacional de Arbitragem (Enaf) da CBF. Foi árbitro da federações do Distrito Federal e Santa Catarina, além de ter sido presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol.