ESPORTES
Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus à Copa do Mundo
Após empate sem gols no tempo regulamentar e 1 a 1 na prorrogação, brasileiros perdem para os croatas por 4 a 2 nas penalidades e adiam o sonho do hexa.
Publicado em 09/12/2022 às 14:48 | Atualizado em 09/12/2022 às 15:23
O Brasil está fora da Copa do Mundo. E a eliminação foi daquelas bem dramáticas. Após empate sem gols no tempo regulamentar e 1 a 1 na prrorrogação, a Seleção Brasileira perdeu para a Croácia por 4 a 2 nas penalidades máximas, na tarde desta sexta-feira, no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar. Os brasileiros adiam o sonho do hexa, enquanto os croatas esperam o vencedor de Holanda x França para saber quem será seu adversário nas semifinais.
TEMPO REGULAMENTAR
O Brasil não foi tão bem no primeiro tempo. Apesar de Titer ter repetido a escalação que goleou a Coreia do Sul nas oitavas de final, os jogadores se viram presos na boa marcação croata, sobretudo no início da partida. As poucas boas chances da Seleção Brasileira foram construídas com a participação de Vinicius Júnior, mas sem tanto perigo contra goleiro de Livakovic, da Croácia, que fez uma boa atuação na primeira etapa, mas melhor ainda na segunda. Por outro lado, o gol defendido por Alisson praticamente não foi ameçado.
No segundo tempo, o Brasil melhorou, criou mais, chegou perto do gol, deu trabalho. A Croácia seguiu bem na marcação, mas deu mais espaço e foi menos ao ataque. O goleiro croata Livakovic se tornou, talvez, o principal nome do jogo, com defesas importantes, duas delas em finalizações de Neymar. Tite colocou Antony no lugar de Raphinha, Rodrygo no de Vini Júnior e Pedro no de Richarlison. Apesar de a Selação Brasileira pressionar, não tirou o zero do placar, e a partida foi mesmo para a prorrogação.
A PRORROGAÇÃO
O primeiro tempo da prorrogação seguiu no mesmo ritmo da segunda metade do tempo regulamentar, com o Brasil com mais volume de jogo e sempre mais perto do gol. Mesmo assim, a primeira grande oportunidade foi da Croácia, que chegou perto de abrir o placar com Brozovic, que recebeu bom passe de Petckovic, mas chutou para fora, isso aos 12 minutos. Quatro minutos mais tarde, já nos acréscimos, após tabelar com Rodrygo e com Paquetá, Neymar entrou com um raio na área da Croácia, driblou e mandou para o fundo das redes.
Na segunda etapa da prorrogação, Tite mandou Alex Sandro e Fred a campo, nos lugares de Éder Militão e Lucas Paquetá. O Brasil pareceu mais querer controlar o jogo e administrar o resultado. A Croácia, precisando de um gol, se lançou mais ao ataque. E conseguiu o empate aos 11 minutos, com Petckovic; a bola ainda desviou em Marquinhos, tirando de Alisson qualquer chance de defesa.
OS PÊNALTIS
O Brasil abriu e fechou suas cobranças desperdiçando. Rodrygo perdeu o primeiro pênalti do Brasil, parando em defesa de Livakovic. Depois disso, Casemiro e Pedro marcaram, enquanto a Croácia converteu suas quatro cobranças. E aí Marquinhos, que precisava converter sua cobrança para os brasileiros seguirem com chances, chutou na trave. E foi assim que a Seleção Brasileira se despediu da Copa no Catar.
AS ESCALAÇÕES
Brasil: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinicius Júnior (Rodrygo). Téc.: Tite.
Croácia: Livakovic, Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic, Kovacic (Majer), Pasalic (Vlasic), Modric e Pericic; Kramaric (Petckovic). Téc.: Zlatko Dalic.
Comentários