ESPORTES
Campeões brasileiros do Sub-19 serão conhecidos neste domingo
Praia do Cabo Branco recebe, pelo quarto ano consecutivo, a competição que revela novos talentos do vôlei de praia brasileiro.
Publicado em 19/12/2010 às 7:32
Da Redação
Com Assessoria
Neste domingo (19), na arena montada na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, serão conhecidos os campeões da sexta edição do Campeonato Brasileiro Sub-19 de vôlei de areia. Entre as mulheres, duplas de quatro estados diferentes estarão na disputa das semifinais da comeptição. Entre os homens, três parcerias da Paraíba e uma do Rio de Janeiro seguem na luta pelo título.
A dupla carioca formada por Leonardo e Ramon mantém as chances do bicampeonato. Nas semifinais, a parceria do Rio de Janeiro enfrentará os paraibanos Rodrigo e Renan. Na disputa pela outra vaga na decisão, um confronto entre duplas da Paraíba: Esdras e Luizão enfrentam Leo e Renato.
Leonardo e Ramon venceram os três compromissos deste sábado, primeiro dia de disputas em João Pessoa. A dupla carioca ganhou as três partidas por 2 sets a 0 e eliminou nas quartas-de-final a dupla paraibana Ian e Fellipe Von. Já os paraibanos Rodrigo e Renan, depois de ganharem um jogo e perderem outro na fase classificatória, eliminaram a dupla maranhense Evandro e Marcelo por 2 sets a 0.
O confronto paraibano na semifinal foi formado depois que Esdras e Luizão e Leo e Renato venceram todos os seus confrontos. Depois de duas vitórias na fase classificatória, Esdras e Luizão derrotaram Betão e Maurício, do Maranhão, por 2 sets a 1, nas quartas. Enquanto Leo e Renato eliminaram os também paraibanos Thiago Neves e Matheus por 2 sets a 0.
As semifinais estão previstas para começarem às 9h10. A final começará a partir das 10h30. Ao todo, nove duplas de três estados participaram da competição masculina.
Equilíbrio de forças entre as mulheres
No feminino, 12 duplas de quatro estados diferentes participaram. E Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e Paraná terão a chance de soltar o grito de campeão.
Na história da competição, o Rio de Janeiro tem quatro dos cinco títulos já disputados. E a dupla Luma e Cynthya tentará manter esta hegemonia. Nas semifinais, as cariocas enfrentarão as paraibanas Marina e Luci.
Na outra semifinal, Sul x Nordeste. Juliana e Fiama, do Paraná, duelarão com Rebecca e Carolina, do Ceará.
Depois de uma vitória e uma derrota na fase classificatória, as paranaenses Juliana e Fiama surpreenderam as cariocas Beatriz e Thaís, nas quartas-de-final, e venceram por 2 sets a 0. Já as cearenses Rebecca e Carolina chegam invictas às semifinais. A dupla ganhou todos os seus jogos por 2 sets a 0 e eliminou Lêda/Carol (PB), nas quartas.
As cariocas Luma e Cynthya também ganharam todos as partidas por 2 sets a 0. Nas quartas-de-final, eliminaram as paraibanas Malú e Bruninha. As também paraibanas Marina e Luci também venceram todos os seus desafios, que coincidentemente foi sempre contra duplas do seu estado. Nas quartas-de-final, Marina e Luci ganharam de Raiana e Isadora por 2 sets a 0.
As semifinais entre as mulheres estão previstas para começar às 8h30 e a decisão a partir das 9h50.
Paraíba domina no masculino e Rio de Janeiro, no feminino
Bárbara e Carol, do Rio de Janeiro e Pedro Marques e Diogo, da Paraíba, foram as duplas campeãs na primeira edição do Brasileiro Sub-19, em 2005. Após a competição, Bárbara e Carol marcaram seus nomes também no cenário internacional. A parceria carioca foi campeã mundial na mesma categoria, em 2005. No ano seguinte, Bárbara e Carol ainda repetiram o feito no Mundial Sub-21.
No Brasileiro Sub-19, o domínio do Rio de Janeiro começou com Bárbara e Carol, em 2005, e foi quebrado apenas em 2008 pela parceria formada por Julia Schmidt e Marcella, do Espírito Santo. Os outros títulos foram conquistados por Carla e Natasha, em 2006; Bruna Motta e Priscila, em 2007; e Carolina e Gabby, em 2009.
Depois do primeiro título de Pedro Marques e Diogo, os paraibanos também dominaram o torneio masculino com Ícaro e Klaus, em 2006; Josias e Tales, em 2007; e em 2008, com Álvaro Filho e Vítor. Na temporada passada, o troféu foi para o Rio de Janeiro, com a conquista dos cariocas Leonardo e Ramon.
Comentários