icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times

Confira um resumo da carreira dos treinadores que vão estar na elite do futebol da Paraíba na próxima temporada.

Publicado em 09/11/2025 às 5:00 | Atualizado em 09/11/2025 às 10:17

Foram definidos os nomes dos técnicos que vão disputar o Campeonato Paraibano 2026. Entre alguns rostos conhecidos e outros que, pela primeira vez, vão competir na elite do futebol da Paraíba, o Jornal da Paraíba traz um resumo da carreira dos comandantes dos 10 times do estadual na próxima temporada.

+ Guia da pré-temporada: confira os elencos que disputarão o Campeonato Paraibano 2026


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Bernardo Franco (Botafogo-PB), Evaristo Piza (Campinense) e Roberto Fernandes (Treze). (Fotos: João Neto / Estefinho Francelino / Kamila Amorim)

O Campeonato Paraibano 2026 vai ser disputado por Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Confiança-PB, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Pombal, Serra Branca, Sousa e Treze.

+ Confira a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2026

Atlético-PB - Evandro Guimarães

Em 2026, o novo comandante do Trovão Azul vai para o seu segundo trabalho na Paraíba. Na última edição do Paraibano, Evandro Guimarães comandou o Campinense na reta final do estadual, em duas partidas, mas não conseguiu levar o clube à semifinal.

O treinador tem 52 anos e acumula passagens por Salgueiro, Itabaiana, Altos, Afogados, Inter de Lages, Juazeirense e Metropolitano.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Evandro Guimarães vai assumir o Atlético-PB no Paraibano 2026. (Foto: Divulgação)

Botafogo-PB - Bernardo Franco

Após especulações sobre o nome do técnico em 2026, o Belo optou por um comandante jovem e pouco conhecido do torcedor. Bernardo Franco, de 39 anos, tem experiência nas categorias de base, em clubes como Athletico-PR e Atlético-MG, além do trabalho como auxiliar técnico no Corinthians.

No profissional, Bernardo esteve à frente do Cuiabá, no fim do Brasileirão 2024, e do Brusque, na Série C 2025.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Bernardo Franco será o técnico do Botafogo-PB em 2026. (Foto: Ascom/Cuiabá)

Campinense - Evaristo Piza

Com passagens marcantes pelo rival Botafogo-PB, entre elas o título paraibano de 2019 e a permanência na Série C 2025, o Campinense viu em Evaristo Piza o nome certo para levar a equipe à conquista do estadual e, consequentemente, garantir calendário nacional em 2027.

O técnico da Raposa tem 53 anos e outros dois troféus na carreira: o Amazonense de 2022 (pelo Manaus) e o Paulista A2 de 2014 (pelo Capivariano).


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Evaristo Piza trocou o Botafogo-PB pelo Campinense. João Neto/Botafogo-PB

Confiança-PB - Cézar Wellington

O Papão preferiu manter o que deu certo em 2025. Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, Cézar Wellington permaneceu para o retorno do clube à elite da Paraíba.

Com 54 anos, o comandante tem no currículo o título do estadual sub-20 em 2020. Na atual temporada, ele também comandou as categorias de base do Confiança-PB.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Cézar Wellington, técnico do Confiança-PB. (Foto: Divulgação)

Esporte de Patos - Alexandre Lima

O Patinho vai disputar a próxima edição do estadual com um nome que já atuou no futebol paraibano. Alexandre Lima tem 54 anos e teve rápidas passagens à frente do Auto Esporte e do Internacional-PB, em 2019, além do Atlético-PB, em 2021. Pelo Patinho, ele espera fazer o seu trabalho mais longo no estado.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Alexandre Lima assume o Esporte de Patos em 2026. (Foto: Júlio Costa)

Nacional de Patos - Felipe Soares

Um dos estreantes no futebol da Paraíba é o técnico do Nacional de Patos. Com apenas 31 anos, Felipe Soares é natural de Imperatriz, no Maranhão, e iniciou a sua carreira no futebol cearense, onde teve duas passagens pelo time feminino do Ceará e foi campeão da Série A2 do Campeonato Brasileiro da categoria. No masculino, ele comandou Tiradentes, Crato e Crateús.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Felipe Soares, ex-Ceará Feminino, é o novo técnico do Nacional de Patos. (Foto: Gabriel Silva)

Pombal - Marcel Santos

O nome que finalizou a participação do Pombal no Campeonato Paraibano 2025 será quem vai começar a temporada pelo Carcará do Sertão. Com 41 anos, Marcel Santos encarou o desafio de manter o clube na 1ª Divisão e retorna para mais uma campanha.

Seu último trabalho foi pelo Atlético-PB, onde conquistou o acesso à elite estadual e o vice-campeonato da 2ª Divisão do Paraibano.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Marcel Santos, técnico do Pombal. (Foto: Davi Angelo)

Serra Branca - Roberto Maschio

O primeiro a definir o treinador para 2026 foi o Serra Branca. Roberto Maschio, que levou o clube ao terceiro lugar geral do Campeonato Paraibano 2025, foi mantido no cargo para a próxima temporada, quando o Carcará do Cariri vai disputar, além do estadual, a Copa do Brasil e a Série D pela primeira vez.

Com apenas 31 anos, o jovem fez grande parte da carreira nas categorias de base.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Roberto Maschio em peneira do Serra Branca. (Foto: Cassiano Cavalcanti)

Sousa - Leandro Campos

O Sousa apostou em um nome bastante experiente no futebol nordestino. Leandro Campos tem 61 anos e conquistou a Série C de 2010 pelo ABC, o vice da Copa do Nordeste de 2013 com o ASA, além de acumular passagens por América-RN e Ceará.

O Dinossauro vai ser o segundo clube dele na Paraíba; em 2014, comandou o Treze, mas disputou apenas seis partidas à frente do Galo.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Leandro Campos é o novo técnico do Sousa.. (Foto: Bruno Lopes)

Treze - Roberto Fernandes

Pernambucano, de 54 anos, o treinador do Treze vai para a sua primeira passagem no futebol paraibano. Roberto Fernandes tem nove títulos estaduais na carreira, entre eles com Remo, Itabaiana, Náutico, América-RN e Piauí, onde é o atual campeão piauiense.

O comandante esteve próximo de um acerto com o Galo em 2025, mas a negociação acabou sendo travada.


				
					Campeonato Paraibano 2026: conheça os técnicos dos 10 times
Roberto Fernandes, novo técnico do Treze para 2026. Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Imagem

Gabriel Cirne

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp