ESPORTES
Com 14 decisões estaduais, finais de norte a sul agitam o futebol neste domingo
Um domingo diferente. E como não seria, com nada menos que 14 decisões espalhadas pelo país? Em apenas duas delas o campeão estadual não será conhecido hoje. Nas demais, a volta olímpica vai coroar um trabalho perfeito e anunciar o brasileirão
Publicado em 03/05/2015 às 12:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:21
Um empate. É tudo que o Vasco precisa para acabar com a agonia de 12 anos sem um título carioca. Jejum que pode se transformar no maior de sua história, caso não saia do Maracanã com a taça na decisão contra o Botafogo, que começa às 16 horas e promete novo recorde de público no futebol carioca nesta temporada.
O Glorioso, por sua vez, está longe de ser um rival já batido. Campeão da Taça Guanabara, o time de René Simões busca a afirmação depois da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. A conquista de um campeonato tão importante seria a prova definitiva de que o rebaixamento foi um "acidente de percurso".
A vantagem adquirida na vitória por 1 a 0, domingo passado, deixa o Vasco mais confiante no título. Tanto que a sua torcida atendeu ao chamado do meia Bernardo e deve proporcionar um "mar de vascaínos" no Maracanã. Todos os setores reservados aos cruz-maltinos se esgotaram na quarta-feira, fazendo com que a procura se concentrasse até nos ingressos do rival.
Alheio à festa prometida nas arquibancadas, o técnico Doriva mantém o tom humilde. O comandante, que pode conquistar o segundo título na carreira (no ano passado foi campeão com o Ituano) pede respeito ao adversário.
"Vamos enfrentar uma grande equipe e que já provou o seu valor nesse Carioca. Não podemos achar que o empate será suficiente para sermos campeões", avisou.
Doriva terá força máxima para a final, depois das absolvições de Guiñazu e Bernardo pelo TJD-RJ. Assim, deve repetir o time que jogou a primeira partida.
No Fogão, a ordem é esquecer a derrota de domingo. Até porque, segundo os jogadores, o time foi superior ao Vasco em muitos momentos, inclusive com duas bolas na trave. Assim, o negócio é ter calma para conseguir a vitória. Se vencer pelo menos por um gol de diferença, já levará a disputa para os pênaltis.
"Foi uma grande injustiça termos perdido aquele jogo. Merecíamos uma sorte melhor. Mas ainda temos 90 minutos para conseguir algo diferente e dar de presente esse título para a torcida", disse René Simões.
Pensando justamente na final contra o Vasco, o treinador botafoguense poupou todos os titulares da partida do meio de semana contra o Capivariano, pela Copa do Brasil. Mesmo recuperado de uma artroscopia, o goleiro Jéfferson não deve ser relacionado.
Paulistão
Campeão paulista pela última vez em 2008, o Palmeiras também está perto de encerrar com o seu jejum neste domingo. Com a vantagem do empate após ter vencido o Santos por 1 a 0, no Parque Antártica, o Verdão espera dar a volta olímpica na casa do rival. A decisão começa às 16 horas, na Vila Belmiro.
Para melhorar, o técnico Oswaldo de Oliveira deve contar com a volta do meia chileno Valdívia. O chileno tem edema no joelho esquerdo e passou a se queixar de dores após participar da semifinal contra o Corinthians. Se não puder atuar, entra Leandro Pereira. Em pior condição está Arouca, com um estiramento na coxa esquerda, e que deve ficar de fora.
Já o torcedor santista tem um bom motivo para acreditar na virada em cima do Palmeiras. Isso porque o técnico Marcelo Fernandes deve ter todos os jogadores à disposição para o clássico decisivo do Campeonato Paulista.
Principal estrela da equipe, Robinho parece totalmente recuperado de um edema muscular na coxa esquerda. Gustavo Henrique, que também estava em tratamento de um edema na coxa esquerda, treinou normalmente na semana. Até Werley, zagueiro que contraiu dengue semana passada e desfalcou o time no jogo de ida, pode reaparecer.
Comentários