ESPORTES
Corpo de Pelé, o Rei do Futebol, é sepultado em Santos
Pelé estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e também tratava de uma infecção respiratória e disfunções nos rins e no coração.
Publicado em 03/01/2023 às 15:03
O corpo de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que morreu aos 82 anos, na última quinta-feira (29), foi sepultado nesta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. Pelé faleceu em decorrência de um câncer de cólon. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e também tratava de uma infecção respiratória e disfunções nos rins e no coração.
O Rei do Futebol tratava do câncer desde setembro de 2021 e em fevereiro deste ano começou os tratamentos mais intensos contra a doença, tendo que retornar ao Albert Einstein algumas vezes. O câncer de cólon é um dos três tumores malignos mais frequentes do Brasil.
O velório de Pelé começou na segunda-feira (2) na Vila Belmiro e se estendeu até a manhã desta terça. O corpo de Pelé seguiu em cortejo pelas ruas de Santos. O caminhão do Corpo de Bombeiros passou pela avenida da praia até o Canal 6, onde mora a mãe do ex-jogador, Celeste Arantes. Depois de chegar ao Canal 6, o cortejo fez o caminho contrário até o local em que Pelé foi sepultado, desta vez em cerimônia reservada à família, no Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro Marapé, próximo à Vila Belmiro.
Carreira de Pelé
Como jogador, Pelé atuou quase toda sua carreira pelo Santos Futebol Clube, de São Paulo, começando nas categorias de base do clube paulista ainda aos 15 anos.
Pelo Santos, Pelé é dono de marcas impressionantes: venceu dez vezes o Campeonato Paulista, torneio do qual foi o artilheiro por nove temporadas seguidas. Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes, em 1962 e 1963. Foi também com a camisa branca do Peixe que marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969. Segundo números do Santos, Pelé marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos.
Na Seleção Brasileira, com a histórica camisa 10, Pelé venceu a Copa do Mundo três vezes. A estreia na Seleção aconteceu em 1957, numa partida da Copa Roca contra a Argentina, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com apenas 17 anos, venceu a Copa do Mundo na Suécia, em 1958.
Quatro anos depois, se machucaria na segunda rodada do Mundial do Chile, também vencido pelo Brasil. Após ser caçado em campo com duras faltas na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, ele comandou o lendário time brasileiro ao tricampeonato mundial em 1970, no México – é o único jogador a vencer três Copas, marca que nenhum outro atleta no futebol conseguiu repetir.
Com a camisa canarinho, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.
Além disso, o brasileiro também passou pelo New York Cosmos nos Estados Unidos, em breve passagem, quando conquistou o título nacional norte-americano em 1977.
Pelé também foi considerado o jogador do século XX pelo instituto IFFHS, que mede estatísticas históricas ao longo dos anos no futebol mundial.
O brasileiro atingiu a marca de 1283 gols em 1363 partidas ao longo de sua carreira, mas a FIFA, federação que regula as regras do futebol, não considera grande partes desses tentos e jogos como oficiais. Em números trazidos pela entidade, Pelé tem 767 gols, o que o tornaria o quarto maior artilheiro da história de todo o futebol.
Comentários