ESPORTES
Flu tem melhor aproveitamento da era dos pontos corridos após 14 rodadas
Time ganhou 76% dos pontos disputados. Muricy Ramalho, no entanto, alerta e lembra título conquistado após estar 11 pontos atrás do líder.
Publicado em 16/08/2010 às 8:11
Do Globoesporte.com
Uma máquina eficiente e com o melhor desempenho de uma equipe na história dos pontos corridos - levando em conta a rodada atual. Assim é o Fluminense de Muricy Ramalho na 14ª rodada do Brasileirão 2010. Neste domingo (15), o time derrotou os reservas do Internacional por 3 a 0 no Maracanã e está na ponta com 32 pontos.
Em 14 jogos, nenhum time jamais havia conseguido o aproveitamento do Tricolor, nada menos do que 76% - são dez vitórias, dois empates e duas derrotas. Outro dado é que o time carioca, a julgar pelo histórico, pode até sofrer uma queda no percentual de pontos que ainda assim terá ótimas chances de conquistar o título.
O Cruzeiro, até hoje o campeão com melhor rendimento na era dos pontos corridos, levou o caneco com 72,4% em 2003. Mas, na média, uma equipe garante a volta olímpica com 65% dos pontos disputados. Porém, em 2009, o Flamengo conquistou o tíutlo com apenas 58,7%, o pior desempenho entre os campeões.
Para se ter uma ideia, os times que mais se aproximam do Flu, sempre levando em conta a atual rodada, são Ponte Preta, em 2005, e São Paulo, também comandado por Muricy Ramalho, em 2006. A Macaca e o Tricolor Paulista tinham 69% de aproveitamento, com nove vitórias, dois empates e três derrotas. O clube de Campinas, porém, ficou pelo caminho e terminou em 18º, uma posição acima do rebaixamento - a competição teve 22 times. Já o Tricolor paulista terminou campeão com 68,4% dos pontos.
Mas Muricy, tricampeão com o São Paulo, sabe que o desempenho espetacular com apenas pouco mais de 1/3 do torneio disputado não significa garantia de alegria no fim. Nas sete edições por pontos corridos, apenas Cruzeiro e o próprio time do Morumbi eram líderes na 14ª rodada e terminaram com o título. Muito menos a vantagem de quatro pontos para o segundo colocado, o Corinthians, serve de conforto, diz o treinador, lembrando a conquista são-paulina de 2008. Na ocasião, o Grêmio estava na ponta com 44 pontos contra 33 do Tricolor paulista na 20ª rodada.
- A vantagem não é grande coisa, mas são quatro pontos. Não podemos nos entusiasmar muito. É lógico que é legal estar na frente, mas terça-feira tem treino de manhã e de tarde, o trabalho é igual e a cobrança vai continuar. Eu mesmo tenho um exemplo no último título que conquistei de ter tirado uma desvantagem de 11 pontos.
Muricy também tem uma lembrança ruim no currículo, o que certamente servirá para redobrar as atenções nas Laranjeiras. No ano passado, ele dirigia o Palmeiras. Na 23ª rodada, o Verdão liderava e tinha 11 pontos de vantagem sobre o Flamengo, então em novo. A equipe do Palestra Itália entrou em queda livre e terminou em quinto lugar, com 62 pontos, perdendo até a vaga na Libertadores, enquanto o time carioca foi campeão com 67 pontos.
Por isso, apesar da força dos números tricolores, Muricy alerta que o primeiro objetivo é a vaga na Libertadores. Para tal façanha, o momento do Flu é ainda mais confortável, já que a distância para o Cruzeiro, quinto colocado, é de 11 pontos.
- Nosso foco sempre foi a vaga na Libertadores em primeiro lugar. Estamos em um boa situação, mas precisamos manter a seriedade.
Comentários