ESPORTES
IA aponta os maiores clássicos do futebol paraibano; veja o ranking
Analisando a rivalidade, contexto histórico e a importância das equipes, o Gemini tirou suas conclusões.
Publicado em 06/02/2026 às 12:00
Em rodada marcada por dois clássicos no Campeonato Paraibano Pixbet 2026, sempre fica aquela dúvida: qual é a maior rivalidade da Paraíba? Para chegar a resposta, perguntamos a uma ferramenta de inteligência artificial, o Gemini. Analisando a rivalidade, contexto histórico e a importância das equipes, a IA tirou sua conclusões.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paraibano 2026

Neste sábado, Sousa e Atlético-PB fazem um duelo sertanejo cheio de rivalidade, às 18h, no Estádio Marizão, em Sousa. O outro grande confronto da rodada será o Clássico dos Maiorais entre Treze e Campinense, no domingo, no mesmo horário, às 17h, no Estádio Amigão.
Confira o ranking da IA:
1º Clássico dos Maiorais (Campinense x Treze)
Sem dúvida, o maior do estado. É uma das rivalidades mais viscerais do Brasil. Campina Grande para literalmente para esse jogo. A importância aqui é cultural: as duas torcidas são enormes, equivalentes e dividem a mesma cidade, o que gera uma tensão constante que os clássicos entre cidades diferentes não conseguem replicar da mesma forma.

2º Clássico Tradição (Botafogo-PB x Treze)
Atualmente, é o confronto que costuma ditar o ritmo do estado. Coloca frente a frente as duas maiores torcidas da Paraíba. É o jogo que simboliza a rivalidade entre João Pessoa e Campina Grande. Pela frequência com que ambos se enfrentam em fases decisivas e competições nacionais (Série C/D), hoje ele carrega um peso técnico ligeiramente superior ao Botauto.
3º Clássico Emoção (Botafogo-PB x Campinense)
Muito próximo do Tradição em termos de peso. Reúne o maior detentor de títulos estaduais (Belo) contra o único paraibano campeão do Nordeste (Raposa). É um clássico de "camisas pesadas" que sempre atrai grandes públicos e decide hegemonia estadual.

4º Botauto (Botafogo-PB x Auto Esporte)
É o clássico mais charmoso e tradicional de João Pessoa. Ocupa o quarto lugar apenas porque o Auto Esporte perdeu fôlego financeiro e competitivo nas últimas décadas, frequentando a segunda divisão estadual em alguns momentos. Porém, em termos de história e nostalgia, é insuperável na capital.
5º Clássico do Sertão (Sousa x Atlético-PB)
É a maior força do futebol fora do eixo JPA-CG. O sertanejo é extremamente apaixonado, e esse jogo costuma ter estádios lotados e muita pressão. O Sousa, especialmente, tem se consolidado como a terceira ou quarta força real do estado, o que dá muita relevância a este duelo.

6º Clássico Patoense (Nacional de Patos x Esporte de Patos)
Uma rivalidade local fortíssima em Patos. Assim como o Botauto, sofre um pouco pela instabilidade do Esporte de Patos nas divisões de acesso. Quando ambos estão na elite, a cidade de Patos ferve, mas em escala estadual, o alcance é menor que os outros cinco citados.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Comentários