ESPORTES
João Pessoa recebe hoje as feras do triatlo para três competições
Atletas disputarão 1500 m na natação, 40 km no ciclismo e 10 km no atletismo, nas categorias Feminino e Masculino.
Publicado em 07/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 17:07
Os maiores triatletas do país e alguns dos mais promissores da América do Sul vão estar reunidos neste sábado em João Pessoa. É que a capital paraibana abriga três das principais competições da temporada, e todas elas no mesmo dia. O Campeonato Brasileiro, o Sul-Americano Júnior e a Copa Brasil de Paratriatlo reúnem cerca de 400 atletas para a orla do Cabo Branco.
A largada do Brasileiro será frente à Fundação Casa de José Américo no Cabo Branco. Os atletas disputarão 1500 m na natação, 40 km no ciclismo e 10 km no atletismo, nas categorias Feminino e Masculino. Durante o sábado, segundo Córdola, o público poderá ter a experiência de perceber a vivacidade da modalidade:
“O triatlo é o esporte que mais rápido chegou aos jogos olímpicos e é voltado a todas as idades. Em um campeonato brasileiro, você vê reunidos atletas profissionais em nível olímpico lado a lado com atletas amadores que estão iniciando agora e atletas da melhor idade”, disse Márcio Córdulo, presidente da Federação de Triatlo da Paraíba.
O Brasileiro, inclusive, vai contar com todos os atletas que brigam por uma vaga na seleção brasileira de triatlo, que é pré-requisito para quem quiser disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem. Isto acontece porque o Campeonato Brasileiro dá ponto para o ranking nacional. Este, por sua vez, define quem vai integrar a seleção brasileira da modalidade e assim ter o direito de encarar o Circuito Mundial, que define as vagas nas Olimpíadas.
Atual número 1 do ranking brasileiro de triatlo, o carioca Diogo Sclebin está consciente que seus adversários o consideram favorito ao título, mas ele prefere adotar um discurso mais contido, se dizendo pronto para ficar entre os cinco primeiros colocados.
"Como sou o líder do ranking nacional, acabo sendo encarado como o favorito da prova. Mas não gosto nem um pouco dessa palavra. Ainda assim estou confiante de terminar pelo menos entre os 5 primeiros", avaliou.
Entre as mulheres, o favoritismo é da capixaba Pâmella Oliveira, 13ª colocada do ranking mundial. Ela considera a prova em João Pessoa como o início da preparação para as Olimpíadas do Rio.
Vai ser minha primeira "prova a sério" no ano, mas a última antes de começar minha temporada no Circuito Mundial. Já competi uma vez em João Pessoa e o percurso é muito bacana", disse Pâmella, que tem como maior desafio se manter na seleção brasileira e fazer bonito no Circuito Mundial, classificatório para os Jogos de 2016.
Comentários