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ESPORTES

Ministro dos Esportes nega atraso em obras para Copa 2014

Ministro dos Esportes, Orlando Silva, negou hoje que as obras nos estádios para a Copa do Mundo de 2014 estejam atrasadas.

Publicado em 07/06/2010 às 17:29

EFE

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, negou hoje que as obras nos estádios para a Copa do Mundo de 2014 estejam atrasadas, mas reconheceu que alguns processos devem ser acelerados.

"Acho que o Brasil deve pegar um ritmo acelerado", declarou Silva, que justificou o atraso no cumprimento dos prazos das obras pelo fato de que a Fifa aprovou há poucos dias os projetos das cidades brasileiras que serão sede da Copa.

No final do mês passado, a Fifa publicou um relatório que analisava a situação das instalações brasileiras e que provocou críticas por parte da imprensa ao Governo pela lentidão com que avançam as obras dos 12 estádios do Mundial, nove dos quais são públicos e três privados.

Apesar da polêmica, o ministro dos Esportes considera a relação com a Fifa "a melhor possível", durante uma entrevista coletiva na qual apresentou hoje no Rio de Janeiro a Casa Brasil 2014, iniciativa com a qual o Governo pretende promover o país em Johanesburgo, aproveitando a realização do Mundial na África do Sul.

"É fundamental que as 12 cidades (sede do Mundial de 2014) comecem a ser promovidas na Copa 2010 da África do Sul", assegurou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Os ministérios de Turismo; Esportes; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e o de Ciência e Tecnologia investirão um total de R$ 10,26 milhões na Casa Brasil 2014, que, além de divulgar o papel do Brasil como sede do evento, pretende promover o turismo no país e gerar oportunidades de negócio.

A Casa Brasil 2014, que poderá ser visitada de 15 de junho até 11 de julho em Johanesburgo, ocupará um espaço de 3,5 mil metros quadrados nos quais serão oferecidas exposições, eventos e atividades para divulgar o país.

O ministro do Turismo destacou que a Copa deste ano mobilizará mais de 20 mil jornalistas estrangeiros na África do Sul e terá um público potencial à distância de 5 bilhões de pessoas no mundo todo.

"É um momento fundamental porque temos poucas oportunidades para divulgar nosso projeto", apontou Barretto, que informou que o objetivo para 2014 é chegar a 8 milhões de turistas estrangeiros no Brasil.

A Casa Brasil 2014, cuja campanha promocional é dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles, oferecerá um ciclo de cinema autóctone, degustações de pratos típicos brasileiros e exibirá a diversidade cultural e natural do país.

"Além de divulgar a cultura brasileira, será um ponto de encontro de brasileiros na África do Sul", concluiu Silva.

Imagem

Jornal da Paraíba

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