ESPORTES
Pesquisa: 61% dos nordestinos torcem por clubes de fora da região; Flamengo lidera o ranking
Estudo realizado por O Globo/Ipsos-Ipec revelou que 25% dos torcedores do Nordeste têm o Rubro-negro como time do coração.
Publicado em 29/07/2025 às 10:50
O Nordeste ainda mantém a tradição de ter torcedores “mistos”, ou seja, que torcem por dois clubes: um do seu estado e outro do eixo Rio-São Paulo. Uma pesquisa realizada por O Globo/Ipsos-Ipec ressaltou essa fama. Segundo os dados, 61% dos nordestinos adotaram um time de fora da região; o Flamengo lidera esse ranking com 25%. No top 5, apenas o Bahia está incluído.

Os outros 39% levantados pela pesquisa são referentes àqueles que aderiram apenas a um clube local. O Esquadrão lidera com 7,4%, consolidando-se como o primeiro entre os nordestinos. A margem de erro é de 4% e as somas podem ser maiores do que 100%, pois foram consideradas respostas de torcedores que dizem ter dois clubes do coração. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 132 municípios brasileiros, entre 5 e 9 de junho de 2025.
Top 5 das torcidas entre nordestinos
- 1º - Flamengo: 25%
- 2º - Corinthians: 9,2%
- 3º - Palmeiras: 9%
- 4º - Bahia: 7,4%
- 5º - São Paulo: 7%
Clubes que atingiram 1% ou mais:
- Sport: 4,9%
- Vasco: 3,1%
- Vitória: 2,5%
- Ceará: 2,5%
- Fortaleza: 2,3%
- Santa Cruz: 2,1%
- Seleção Brasileira: 1,4%
Nenhum/não sabe/não respondeu: 31,7%
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.
Comentários