ESPORTES
Série D 2025: Sousa e Treze têm chances de classificação reduzidas; veja as probabilidades
Faltando apenas quatro rodadas para o fim da fase de grupos, Galo e Dinossauro estão fora do G-4, porém seguem acreditando na classificação.
Publicado em 05/07/2025 às 7:30
A Série D do Campeonato Brasileiro está na reta final da primeira fase, faltando apenas quatro rodadas para definir quem são os classificados para o mata-mata. Com 64 clubes em disputa, a 4ª divisão vai alimentando sonhos dos times que miram o acesso e também o título da competição nacional.
Mas, nessa altura da competição, passadas 10 rodadas, quais as chances de classificação para a fase final, principalmente no Grupo 3, onde estão os paraibanos Treze e Sousa? O Jornal da Paraíba traz as probabilidades de classificação e também de título baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.

Chance de classificação na Série D? Confira
No Grupo 3, onde estão Sousa e Treze, o Santa Cruz segue na ponta da tabela, com 22 pontos e tem quase 100% de chance de estar no mata-mata. Em segundo vem o Central, com 99% de chances; na terceira posição está o América-RN, tendo quase 100% de probabilidade de mata-mata; e em 4º vem o Ferroviário, com 69.5% de chances.
O Sousa é o 6º colocado, tendo 23.2% de chance de mata-mata; enquanto o Treze é o vice-lanterna e tem apenas 1.6% de chance de classificação.

Saiba como os cálculos são feitos
O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas? Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Comentários