ESPORTES
TJDF-PB determina jogos do Confiança-PB sem torcida pela 2ª divisão do Paraibano
Clube havia sido punido com perda de mando de campo em duas partidas, mas, como apenas o seu estádio, a Toca do Papão, está apto para receber jogos da Segundona, a punição foi adaptada
Publicado em 21/10/2022 às 13:11
Os próximos jogos do Confiança de Sapé devem acontecer com portões fechados, como determinou o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB). Assim, o duelo do próximo domingo, contra o Serra Branca, que definirá qual dos dois conseguirá o acesso para a 1ª divisão de 2023, deverá acontecer com arquibancadas vazias na Toca do Papão.
Essa punição ao Confiança-PB, na verdade, trata-se de uma adaptação de uma pena anterior. É que o clube foi julgado, juntamente com o Spartax, por um caso de injúria racial supostamente cometida por um torcedor do Confiança-PB contra um jogador do Spartax, quando os dois times se enfrentaram pela primeira fase da Segundona.
Na ocasião desse julgamento, o Confiança-PB foi punido com a perda de mando de campo em dois jogos, além de uma multa de R$ 2 mil. A pena é com base nos parágrafos 2º e 3º do Artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que preveem perda de mando de campo, perda de pontos ou até mesmo exclusão do campeonato das equipes cujas torcidas pratiquem atos discriminatórios.
O Confiança-PB, então, que manda seus jogos da Toca do Papão, em Sapé, teria que escolher outro estádio onde sediar a partida contra o Serra Branca, fechando uma das semifinais da 2ª divisão, e também para ser o mandante em um eventual jogo da final, caso o time avance de fase.
Acontece que, como a Toca do Papão é o único estádio disponível para partidas oficiais na Paraíba, o TJDF-PB decidiu adaptar a punição ao clube, determinando que "os jogos subsequentes até decisão de mérito sejam realizados com portões fechados".
Os demais jogos na Toca do Papão, a exemplo da outra semifinal, entre Queimadense e Picuiense, no próximo sábado, podem receber torcida.
Comentários