Sudema coleta materiais para identificar causa da morte de centenas de caranguejos em praia da Paraíba

Equipe visitou praia de Acaú, em Pitimbu, para coletar água e outros resíduos.

Caranguejos mortos em Pitimbu

Uma equipe da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) visitou a praia de Acaú, em Pitimbu, na manhã desta sexta-feira (3) para coletar materiais que ajudarão a identificar a causa da morte de centenas de caranguejos. A situação foi divulgada na noite da quinta-feira (2) por moradores da região.

Ainda não há informações exatas sobre o número de animais afetados. A equipe da Sudema coletou água, sedimentos do rio e alguns animais para que análises sejam feitas.

“Também conversamos com alguns especialistas e existem várias hipóteses [para a possível causa da morte dos animais], seria prematuro levantar alguma no momento. Só com os resultados que devem sair com oito ou dez dias”, disse Marcelo Cavalcanti, superintendente da Sudema em entrevista à TV Cabo Branco.

O Superintende também informou que elaborar uma solução para o problema só será possível após o relatório da equipe. “Hoje nós fomos fazer o diagnóstico para identificar o tamanho do dano ambiental, e a partir disso, nós vamos recomendar as soluções”, explicou.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também esteve na região na noite da quinta-feira e estão realizando um trabalho de pesquisa em conjunto com as Universidades de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte para identificar a causa das mortes. Os resultados dos materiais coletados na manhã desta sexta-feira pela Sudema serão comparados com os do ICMBio para um resultado mais concreto.

Os únicos tipos de animais mortos são os caranguejos sal, como mostrado nas imagens feitas pelos moradores, e de acordo com o superintendente não há nenhuma informação de outros animais que tenham morrido no rio.