MEIO AMBIENTE
Como cuidar de jambeiros nos quintais das casas
Durante o período de floração eles chamam a atenção pelo tapete roxo, formado pelas flores que caem.
Publicado em 30/06/2021 às 19:53 | Atualizado em 15/02/2023 às 14:45
![Como cuidar de jambeiros nos quintais das casas](https://cdn.jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2021/06/500x300/seman_jambeiros_dayseeuzebio-4-scaled-7.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.jornaldaparaiba.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F06%2Fseman_jambeiros_dayseeuzebio-4-scaled.jpg%3Fxid%3D570511&xid=570511)
![Como cuidar de jambeiros nos quintais das casas](https://cdn.jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2021/06/500x0/seman_jambeiros_dayseeuzebio-4-scaled-8.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.jornaldaparaiba.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F06%2Fseman_jambeiros_dayseeuzebio-4-scaled.jpg%3Fxid%3D570512&xid=570512)
Os jambeiros são árvores nativas do Continente Asiático, mas se adaptaram com facilidade ao clima Tropical. As árvores florescem e dão frutos no período de junho a setembro e é fácil encontrar jambeiros nas ruas e quintais das casas da cidade. Durante o período de floração, eles chamam a atenção pelo tapete roxo, formado pelas flores que caem, deixando a paisagem muito mais bonita.
Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, “quem tem um jambeiro no quintal de casa deve ficar atento e ter cuidado com a poda. Não é preciso podas drásticas, é importante preservar a arquitetura da copa da árvore, que tem formato de cone. E o melhor período para fazer a poda é logo após a floração e frutificação”.
Sobre o local para o plantio, Anderson Fontes orienta observar os terrenos. “É uma árvore excelente para jardins que tenham grama, pois quando as flores caem promovem um espetáculo natural, com o contraste entre a cor roxa e a grama verdinha. E se for plantar na calçada é importante que se tenha uma área com no mínimo dois metros de largura e não fazer o plantio embaixo da fiação elétrica (rede de baixa e alta tensão)”, disse.
O especialista ainda se referiu ainda à “lenda urbana” de que os jambos dos cemitérios são mais doces. “Existe sim essa crença, mas não há nada que justifique, nem mesmo em relação à fertilidade do solo. O que ocorre nos cemitérios é que as árvores estão protegidas da interferência humana e os frutos podem crescer naturalmente. Dessa forma eles amadurecem e, portanto, são mais doces”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa tem 290 jambeiros cadastrados, mas sabe-se que existem muito mais árvores nos quintais.
Para que se mantenham saudáveis, os técnicos da Semam fazem o monitoramento das situadas nas áreas públicas, checando as condições fitossanitárias das plantas, observando se têm fungos ou cupins e tratando quando necessário.
Cuidados com as árvores
Segundo a prefeitura, quem quiser colher frutos dos jambeiros deve evitar jogar pedras e outros objetos nas árvores. As pedras podem provocar feridas nos troncos e essas feridas podem abrir espaço para fungos e outros patógenos.
Comentários