MEIO AMBIENTE
Estiagem prolongada faz Paraíba ser o estado com mais açudes com baixo volume no Nordeste
Período seco desde fevereiro deixou mais de 50 reservatórios em alerta; 38 deles estão com menos de 10% da capacidade.
Publicado em 15/10/2025 às 16:10

A Paraíba concentra o maior número de açudes com baixo volume de água em todo o Nordeste, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (15), indica que 1 em cada 4 reservatórios nordestinos opera com menos de 20% da capacidade total.
O estado apresenta 38 açudes em situação crítica, com menos de 10% do volume, e 17 em estado de atenção, entre 10% e 20%. A estiagem prolongada, registrada desde fevereiro, é apontada como principal causa da redução.
LEIA TAMBÉM:
A técnica em recursos hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Jana Yres, destacou que a situação se concentra principalmente no centro e no Sertão.
“Eles estão localizados mais na parte central, alguns na região do Sertão, e em razão do período seco isso já era de se esperar. Estamos com 38 reservatórios em situação crítica, 17 em estado de atenção e realizamos monitoramento diário para acompanhar esses percentuais”, disse.
Segundo a Aesa, o acompanhamento dos volumes segue sendo feito diariamente para orientar as ações de gestão hídrica no estado.
Comentários