MEIO AMBIENTE
João Pessoa registra fortes chuvas e pontos de alagamento, mas sem ocorrências graves
Publicado em 30/03/2023 às 12:09 | Atualizado em 22/06/2023 às 12:24
O município de João Pessoa apresentou diversos pontos de alagamento ao longo da manhã desta quinta-feira (30), depois de registrar 53,4mm de chuva em seis horas. Os bairros mais afetados foram Grotão, Cristo e Cuiá, mas houve áreas alagadas também em Valetina, Porta do Sol e Gervásio Maia.
Apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil de João Pessoa informou que não houve nenhuma ocorrência grave, mas que segue monitorando as áreas de risco por causa da previsão de mais chuvas ao longo do dia.
Coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves admitiu entretanto a existência de "alguns transtornos pontuais" provocados por alagamentos causado por detritos.
Ele recomendou que a população permaneça atenta e que evite o tráfego por trechos de alagamento, o uso de eletro-eletrônicos no relento e o abrigo embaixo de árvores. Kelson pede ainda que as pessoas abandonem imediatamente locais de risco como barreiras, encostas e margens de rio.
Diante das chuvas que ainda caem na cidade, inclusive, o coordenador da Defesa Civil disponibilizou o número (83) 98831-6885 para que os pessoenses, por meio do WhatsApp, relatem qualquer fato que considere anormal.
Mais chuvas pela Paraíba
Vários outros municípios da Paraíba também registraram fortes chuvas nesta quinta-feira (30). Alhandra, que está localizada no Litoral Sul da Paraíba e registrou 84,9mm de chuva nas últimas seis horas, foi a cidade paraibana mais afetada até o momento, mas os registros da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) indicam que choveu de forma mais ou menos equânime em todas as regiões do estado.
Por exemplo, a segunda cidade mais afetada foi Sapé, com 78,6mm, seguida de Princesa Isabel (68,5mm), São José de Piranha (63,9mm) e Mari (60,3mm). Sendo que Sapé e Mari estão localizadas na região da Zona da Mata e as outras duas estão localizadas no Sertão paraibano. Entre as duas regiões foram registradas 50,2mm de chuva em Campina Grande.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa-PB, essas chuvas de março são previstas pela Agência e estão dentro da média para o período. Ela explicou ainda que as chuvas vão seguir em toda a Paraíba ao longo desta quinta-feira (30) e que a situação começa a mudar apenas nesta sexta-feira (31).
Isso porque, nesta sexta-feira (31), as chuvas devem seguir no Sertão, mas não há previsão para a área mais a leste, onde está o litoral e os municípios próximos da orla.
Comentários