MEIO AMBIENTE
MPPB recomenda fiscalização e Sudema suspende atividade de aventura no Parque Pedra da Boca
Administradora do parque, a Sudema, informou que acatou orientação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e que uma atividade de turismo de aventura
Publicado em 23/05/2025 às 17:52 | Atualizado em 23/05/2025 às 18:18

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu uma recomendação para que passe a existir fiscalização e regularização do turismo de aventura no Parque Estadual Pedra da Boca, localizado na cidade de Araruna, no Agreste da Paraíba. O MPPB também orientou que as atividades de balanço no pêndulo por 10 dias no local.
De acordo com a recomendação, foi orientado que a atividade de balanço no pêndulo fique suspensa por este período, com intuito de que a administradora do Parque Estadual Pedra da Boca, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), possa regularizar a prática de acordo com as normas técnicas exigidas.
Em nota, a Sudema informou que acatou a recomendação do órgão, suspendendo a atividade e que vai realizar uma licitação para contratação da empresa que será encarregada pela oferta da atividade. O órgão também disse que diversas medidas estão sendo tomadas com intuito de melhorar o espaço físico e a gestão ambiental do local.
O documento aponta que a atividade do pêndulo no balanço não possui concessão de uso ou autorização por parte da Sudema para a sua instalação e funcionamento.
Além da suspensão desta atividade em específico, a recomendação do Ministério Público orientou que a prática de rapel, escalada e trilha realizadas no parque também deverá ser fiscalizada, com o objetivo de se verificar a observância das normas técnicas reguladoras. No entanto, essas atividades seguem acontecendo.
A recomendação foi expedida pela 1ª promotora de Justiça de Araruna, Larissa de França Campos e faz parte de um inquérito civil instaurado após denúncias anônimas que apontaram suposto descontrole ambiental, organizacional, de segurança e de saúde no parque.
Parque Pedra da Boca
O Parque Estadual da Pedra da Boca é uma Unidade de Conservação estadual sob administração da Sudema com configurações geológicas e geomorfológicas propícias para esportes radicais.
Situado em uma área de mais de 157 hectares na zona rural de Araruna, o Parque possui um conjunto rochoso com faces arredondadas e extensas caneluras do cume ao chão. O local também apresenta diversas manifestações folclóricas e culturais, além de um valioso acervo de inscrições rupestres.No local, o parque oferece experiências em meio à natureza, como trilhas ecológicas, grutas e outras atividades.
Em 2023, o parque foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A partir de uma pesquisa na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques.
Comentários