MEIO AMBIENTE
Pocilgas construídas às margens do Rio Jaguaribe são demolidas
No local, construído de forma irregular às margens do Rio Jaguaribe, mais de 150 animais foram encontrados.
Publicado em 08/07/2025 às 15:48

Duas pocilgas construídas às margens do Rio Jaguaribe foram demolidas durante a manhã desta terça-feira (8), entre os bairros do Rangel e do Cristo Redentor, nas proximidades da ladeira do Varjão. A demolição foi realizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Seman), foram duas pocilgas demolidas, que estavam instaladas de maneira irregular às margens do Rio Jaguaribe. Os responsáveis pelas construções foram notificados em março deste ano, quando foram comunicados sobre o fechamento das pocilgas.
Mancha de poluição em praias e espuma branca no Rio Jaguaribe

Na época em que os donos das pocilgas foram notificados, os técnicos da prefeitura faziam vistorias nas margens do Rio Jaguaribe, por causa de uma mancha de poluição encontrada entre as praias do Bessa e Intermares. A suspeita era de que a água do mangue - ecossistema costeiro formado em regiões onde o rio encontra o mar - estivesse desaguando no mar junto com a água do Rio Jaguaribe e causando a mancha.

Ainda em março deste ano, também foi identificada uma mancha de espuma branca de poluição no Rio Jaguaribe. Nas proximidades de onde a mancha havia se formado, havia uma criação de porcos irregular que poderia estar despejando resíduos nas águas, segundo dito pela Seman à TV Cabo Branco.
O entulho das pocilgas demolidas está sendo recolhido para as obras no Mercado de Oitizeiro. No local, também foram encontrados mais de 150 animais, que foram entregues a familiares pelos donos das pocilgas.
Comentários