MEIO AMBIENTE
Superlua Azul: veja local de observação na Paraíba nesta quarta (30)
Meteorologista da AESA informa que a previsão do tempo para a noite desta quarta é de céu claro mas parcialmente nublado.
Publicado em 30/08/2023 às 17:01 | Atualizado em 30/08/2023 às 17:15
A Superlua Azul ocorre na noite desta quarta-feira (30). Acontecerá uma observação pública do fenômeno no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. O Jornal da Paraíba conversou com Marcelo Zurita, membro da Associação Paraibana de Astronomia, que explicou o porquê desse nome, e com Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), que falou a previsão do tempo para a capital paraibana.
Superlua Azul
De acordo com Marcelo Zurita, a Superlua Azul tem esse nome não porque ela fica azul, mas porque quando ocorrem duas luas cheias em um mesmo mês, a segunda recebe esse nome.
No começo desse mês, ocorreu a Superlua de Esturjão o que determinou o nome da Superlua que acontece nesta quarta.
Como observar a Superlua na Paraíba
A Superlua poderá ser facilmente observada durante toda a noite. Ela poderá ser observada a partir do pôr do sol, quando a lua surgirá na direção da nascente. O nascer da lua em João Pessoa está previsto para às 17h07.
Também irá acontecer uma observação pública da Superlua Azul no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a partir das 18h30.
Previsão do tempo
O Jornal da Paraíba conversou com Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), e ela relatou que a previsão do tempo para a noite desta quarta é de céu claro mas parcialmente nublado.
O que é uma Superlua?
O termo “superlua” foi usado pela primeira vez em 1979 pelo astrônomo Richard Nolle e define um fenômeno em que a Lua está em sua máxima aproximação da Terra ao mesmo tempo que está cheia, o que segundo Marcelo, é chamado de lua cheia no perigeu.
A aproximação com a Terra se dá pelo formato elíptico da órbita lunar, um círculo um pouco achatado, significando que a distância da Lua em relação à Terra varia com o tempo, podendo estar mais longe ou mais próxima.
Ela se torna uma superlua quando durante o perigeu, a Lua está a cerca de 362 mil quilômetros da Terra, o que faz ela parecer 17% maior e 30% mais brilhante, causando a superlua.
Outros fenômenos astronômicos
Ainda em 2023, irão acontecer:
Eclipse solar, no dia 14 de outubro;
Lua do Caçador, em 28 de outubro;
Lua do Castor, em 27 de novembro;
Lua Fria, em 26 de dezembro.
Comentários