Leitos de Covid-19 são revertidos em leitos ortopédicos no Hospital de Trauma de CG

Mudança acontece após redução no número de atendimentos a pessoas com Covid-19 e ao aumento de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, segundo o hospital.

Para receber o atendimento do Centro, é necessário passar antes passar pelo Núcleo de Apoio, localizado no Hospital de Trauma de Campina Grande. Foto: João da Paz/Ascom Trauma de Campina Grande
Leitos de Covid-19 são revertidos em leitos ortopédicos no Hospital de Trauma de CG
Foto: João da Paz/Ascom Trauma de Campina Grande

Quinze leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande foram revertidos em leitos ortopédicos, nesta quarta-feira (14). De acordo com a unidade de saúde, a mudança acontece após redução no número de atendimentos a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus e ao aumento de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

“Nós desinfectamos esses leitos antes destinados para pacientes com Covid-19 ontem à noite. Agora já está tudo pronto para receber pacientes que precisem de atendimento ortopédico na unidade de saúde”, disse o médico diretor técnico da unidade, Sebastião Viana.

Segundo a assessoria do hospital, a unidade de saúde permanece ainda com cinco leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC), em área de isolamento, para pacientes vítimas de traumas, que precisam de atendimento, mas que estão positivos para a Covid-19.

“Nós convertemos os leitos de enfermaria Covid em enfermaria ortopédica e para cirurgia geral e agora conseguimos otimizar 38 leitos, então o hospital não fica mais tão sobrecarregado. Mas ainda temos uma ala de retaguarda para Covid aqui no hospital, com 5 leitos para atender aqueles pacientes que são diagnosticados por outras patologias e também acometidos pela Covid nós iremos isolar os pacientes nessas áreas”, explicou o médico.

Ainda conforme o médico, devido à baixa ocupação de leitos para Covid-19 no Hospital de Clínicas, é possível transferir os pacientes atendidos com a doença no Trauma para a unidade de saúde referência no tratamento da Covid-19.

“Mesmo com essa baixa, não é tempo da população relaxar. Esse é um momento muito bom porque não temos mais aquele pico do mês de maio, devido ao número de casos ter reduzido drasticamente. Porém, precisamos continuar tomando todos os cuidados contra a doença”, enfatizou.