Linhas de ônibus sofrem alteração no percurso após cratera se abrir na Pedro II, em João Pessoa

Interdição da via foi causada após cratera de oito metros se abrir.

Cratera se abriu na Avenida Pedro II. Foto: Secom-JP/Divulgação

Pelo menos cinco linhas de ônibus sofreram alteração no trajeto devido a cratera que se abriu na avenida Pedro II, em João Pessoa. Um carro caiu no buraco e duas vítimas, uma adolescente e um adulto, foram resgatadas com a ajuda da população que estava no local. Devido às obras no local, o percurso das linhas foi modificado temporariamente.

As linhas 301, 302, 303, 304 e 230 estão sendo desviadas pela Avenida Beira Rio. Para os embarques feitos em frente ao Ibama, sentido Centro/bairro, usuários devem se dirigir aos abrigos em frente da UFPB.

A cratera de cerca de 8 metros de profundidade se abriu na Avenida Pedro II, no sentido que vai do Centro aos bairros da Zona Sul, na tarde desta sexta-feira (3).

A Prefeitura de João Pessoa disse que o incidente ocorreu pelo rompimento de uma antiga galeria de águas pluviais no local. O buraco tem dimensões de 8 m de profundidade, 2,5 m de largura e 5 m de extensão.

Os Bombeiros foram até o local, mas quando chegaram, fizeram apenas o isolamento. Enquanto o carro de busca e salvamento se dirigia ao ponto, as pessoas já tinham retirado as vítimas da cratera.

A prefeitura disse também que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) foi acionado para atender a ocorrência, porém ambulância chegou, as vítimas já haviam sido retiradas do veículo. Elas foram atendidos no local.

O motorista, Bruno Pereira, de 43 anos, foi levado ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena para exames complementares e a adolescente, que tem 14 anos, passa bem. Ele é motorista de aplicativo e levava a jovem. Ela teve apenas escoriações.

A Prefeitura de João Pessoa afirma que já tomou as providências para iniciar o mais rápido possível os trabalhos de recuperação da galeria e pavimentação. Ressalta, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição das vítimas para eventuais tratamentos de saúde e/ou psicológicos em decorrência do incidente.

A Avenida Pedro II segue bloqueada no sentido Centro/bairros. A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou a interdição total da via, promovendo dois pontos de desvio, por ao menos três dias.

Já de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa, responsável pela inspeção, o acidente foi causado por um rompimento em uma galeria pluvial e a reparação vai durar cerca de 10 dias.

As alternativas de rota, durante o bloqueio, serão a Avenida Beira Rio em direção à BR-230 pelas alças ou pelo Altiplano, acessando pela avenida João Cirilo os bairros da Zona Sul.

No período do bloqueio, a via passará por uma análise técnica para saber da possibilidade de retomada do tráfego em parte das faixas.