COTIDIANO
Setembro Amarelo: veja onde há atendimento psicológico gratuito em João Pessoa e Campina Grande
Acompanhamento psicológico pode assegurar a saúde mental e prevenir suicídio.
Publicado em 07/09/2021 às 6:57
Em João Pessoa
Assistência municipal
A Secretaria Municipal de Saúde da capital João Pessoa oferece atendimento psicológico gratuito com psiquiatras e psicólogos, em Unidades de Saúde da Família (USF) de referência, portando RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência da capital. O usuário será acolhido pela equipe e encaminhado para uma das policlínicas de João Pessoa.
Em Campina Grande
Uninassau
Na Faculdade Uninassau, em Campina Grande, o atendimento psicológico é oferecido à população. Para se inscrever, basta ligar (83) 2101.8928 e agendar o atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, durante os turnos da manhã e tarde, e nas terças e quintas-feiras no turno da noite. Um valor simbólico é cobrado.
UEPB
Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as vagas para o atendimento psicológico da Clínica Escola de Psicologia são limitadas. No momento, todas as vagas foram preenchidas para o semestre letivo 2021.1, com atendimentos virtuais. Já as vagas para o próximo semestre letivo devem ser abertas em novembro, e disponibilizadas no próprio site da UEPB, segundo a organização.
Rede Municipal de Saúde
O atendimento psicológico oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande acontece através da Rede de Saúde Mental da cidade, nos Centros de Saúde, através de encaminhamento médico, e no Ambulatório de Saúde Mental, no Centro de Saúde do bairro do Catolé, por demanda espontânea.
Nos próximos dias 20 e 24 de setembro a prefeitura realiza um plantão de escuta psicológica. A ação reúne psicólogos da própria rede municipal de saúde e voluntários para realizar um acolhimento inicial e, caso seja constatada necessidade, dar o encaminhamento médico necessário. O plantão é gratuito e acontece de maneira presencial, em local ainda indefinido.
*Reportagem produzida sob supervisão de Krys Carneiro
Comentários