Conferência debate mudanças climáticas do Nordeste, em João Pessoa; veja programação

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Foto: Allisson Linhares

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), João Pessoa vai sediar o Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. A finalidade do evento é promover uma discussão sobre o avanço das mudanças climáticas no território nordestino, levando em conta as consequências e o que pode ser feito no momento para combater, suavizar e adaptar a mudança do clima de forma local.

>>>Inscrições para a conferência

Além disso, a conferência terá foco no protagonismo jovem nas questões ambientais e climáticas. Deve contar também com a promoção do diálogo científico, acadêmico e político.

Nomes de referência da pauta climática nacional deverão participar dos painéis, além de autoridades, técnicos e acadêmicos. As inscrições estão sendo realizadas pela internet.

A conferência, realizada pelo Movimento das Juventudes pela Ação Climática, pretende elaborar uma carta para levar para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que vai acontecer na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021. O texto será assinado pela juventude e também por agentes públicos comprometidos em trabalhar localmente para desenvolver as estratégias de contenção ao avanço da crise climática mundial.

“Entendemos que somos parte de uma região chave para compreensão dos impactos da crise climática em territórios socioeconomicamente fragilizados. A pauta climática afetará o Nordeste profundamente. Entretanto, nossa região ainda não assumiu protagonismo na discussão sobre ação climática e justiça socioambiental como deveria”, destacou a jovem Alice Piva, uma das organizadoras do evento.

Veja a programação

Sexta-feira, 22

  • 10h – Audiência Pública ‘Nordeste Pelo Clima’ – Assembleia Legislativa da Paraíba.
  • 16h – Greve Pelo Clima – Justiça Climática Pelo Nordeste – Largo de Tambaú.

Sábado, 23

  • 9h – Abertura da Conferência Nordeste Pelo Clima – Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural José Lins do Rego.
  • 10h – Painel “O Nordeste inserido no mundo: territorializando a crise climática” – Espaço Cultural José Lins do Rego.
  • 14h – Painel “Ações políticas de mitigação e adaptação para o Nordeste” – Espaço Cultural José Lins do Rego.