Conferência debate mudanças climáticas do Nordeste, em João Pessoa; veja programação

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Foto: Allisson Linhares

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), João Pessoa vai sediar o Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. A finalidade do evento é promover uma discussão sobre o avanço das mudanças climáticas no território nordestino, levando em conta as consequências e o que pode ser feito no momento para combater, suavizar e adaptar a mudança do clima de forma local.

>>>Inscrições para a conferência

Além disso, a conferência terá foco no protagonismo jovem nas questões ambientais e climáticas. Deve contar também com a promoção do diálogo científico, acadêmico e político.

Nomes de referência da pauta climática nacional deverão participar dos painéis, além de autoridades, técnicos e acadêmicos. As inscrições estão sendo realizadas pela internet.

A conferência, realizada pelo Movimento das Juventudes pela Ação Climática, pretende elaborar uma carta para levar para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que vai acontecer na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021. O texto será assinado pela juventude e também por agentes públicos comprometidos em trabalhar localmente para desenvolver as estratégias de contenção ao avanço da crise climática mundial.

Veja também  Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 12 milhões nesta quarta-feira

“Entendemos que somos parte de uma região chave para compreensão dos impactos da crise climática em territórios socioeconomicamente fragilizados. A pauta climática afetará o Nordeste profundamente. Entretanto, nossa região ainda não assumiu protagonismo na discussão sobre ação climática e justiça socioambiental como deveria”, destacou a jovem Alice Piva, uma das organizadoras do evento.

Veja a programação

Sexta-feira, 22

  • 10h – Audiência Pública ‘Nordeste Pelo Clima’ – Assembleia Legislativa da Paraíba.
  • 16h – Greve Pelo Clima – Justiça Climática Pelo Nordeste – Largo de Tambaú.

Sábado, 23

  • 9h – Abertura da Conferência Nordeste Pelo Clima – Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural José Lins do Rego.
  • 10h – Painel “O Nordeste inserido no mundo: territorializando a crise climática” – Espaço Cultural José Lins do Rego.
  • 14h – Painel “Ações políticas de mitigação e adaptação para o Nordeste” – Espaço Cultural José Lins do Rego.