UFPB divulga consulta e defende que 48% dos estudantes querem retorno das aulas presenciais

Segundo a instituição, mais de 10 mil alunos foram ouvidos.

UFPB. (Foto: Divulgação/UFPB).
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou uma consulta pública com 10.626 estudantes da instituição e descobriu que 48% dos entrevistados se dizem prontos para retornar ao ensino presencial. Outros 31,6% afirmaram que preferem o sistema híbrido e apenas 20,4% defendem o ensino remoto.
A pesquisa serve, segundo a universidade, para definir as regras que prevalecerão a partir de 2022. A consulta, a propósito, foi realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com discentes de diferentes cursos.
O documento mostra ainda que 48,2% deles já finalizaram o esquema de vacinação e 49,1% já tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
Daqueles que ainda não tomaram a segunda dose, a grande maioria informa que deve completar o esquema vacinal antes do fim do ano.
A pesquisa da universidade tem como objetivo avaliar o retorno das aulas presenciais na instituição, suspensas desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.
No mais, 75,4% dos entrevistados disseram ser possível custear equipamentos de proteção individual (EPIs) para o caso de retornarem às aulas na universidade.
A UFPB vem defendendo o retorno das aulas presenciais nos próximos meses. E promete usar essa consulta como argumento neste sentido.