Prefeitura de João Pessoa e UFPB firmam parceria para proteção da Barreira do Cabo Branco

Cooperação técnico-científica busca viabilizar soluções para contenção da barreira.

Prefeitura de João Pessoa e UFPB firmam parceria para proteção da Barreira do Cabo Branco. Foto: Divulgação/UFPB

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) firmaram uma parceria para proteger a barreira do Cabo Branco. A solenidade aconteceu na sexta-feira (29), na sede da reitoria da universidade.

Na ocasião, o prefeito Cícero Lucena e o reitor da universidade Prof. Valdiney Gouveia assinaram um protocolo de intenções para viabilizar soluções, bem como propiciar condições para a cooperação técnico-científica entre as duas instituições para implementação de atividades conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação, ensino EaD, extensão tecnológica, capacitação e oferta de estágios.

Segundo o Reitor Valdiney, a UFPB possui o corpo docente capacitado e as ferramentas necessárias para oferecer suporte técnico às ações da Prefeitura. Ele também destacou as parcerias mantidas pela UFPB com universidades internacionais especializadas na área de contenção de barreiras.

Para o reitor Valdiney Gouveia, a UFPB possui expertise em engenharia para auxiliar a prefeitura na contenção da barreira.
“A UFPB possui expertise em diversas áreas e, neste caso, nós iremos contribuir no conhecimento da Engenharia. Além disso, temos parcerias com universidades internacionais de expertise em matéria de contenção de barreiras. Com essas parcerias internacionais e com o nosso aporte técnico, buscamos colaborar com a cidade de João Pessoa”, ressaltou o Reitor.

Já o prefeito Cícero Lucena, enxerga a colaboração com otimismo, uma vez que, por meio dela, a prefeitura poderá utilizar tecnologias de qualidade nas obras de proteção à barreira.

“A academia, através da UFPB, vai ser muito importante para que alcancemos nossos objetivos. Nos projetos conduzidos até então, a barreira não foi tratada de forma isolada. Agora, estaremos realizando isso, utilizando duas das melhores tecnologias do mundo, que são encontradas na Universidade de Madrid e Universidade de Lausanne. Isso acontece por meio da UFPB”, pontuou o prefeito Cícero Lucena.