Estudantes poderão fazer gratuitamente simulado do Enem

Simulado estará disponível a partir deste sábado (8) e poderá ser feito até 16 de outubro.

Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, estudantes de todo o Brasil poderão testar seus conhecimentos e sua preparação A partir deste sábado (8) até o dia 16 de outubro estará disponível gratuitamente para todos, a quarta e última etapa do simulado Hora do Enem em 2016. A prova será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano, contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira.
 
Nesta quarta edição do simulado todos os alunos que farão a prova poderão, de imediato, conferir seu desempenho com um ranking montado entre os alunos que buscam a mesma instituição de ensino e o mesmo curso. Além disso, há ainda a possibilidade de comparar a nota obtida com a nota de corte da universidade e do curso de preferência.

Mais de 400 mil estudantes de todo o Brasil participaram da terceira edição do simulado Hora do Enem, na Paraíba cerca de 3 mil estudantes participaram do simulado. A média dos estudantes paraibanos ficou acima da média nacional, o que fez a Paraíba ter o terceiro melhor resultado no Nordeste.

O estudante Carlos Vasconcelos Silva, de Campina Grande, concilia o uso da plataforma Hora do Enem com o trabalho na padaria do pai. Ele tem 18 anos e concluiu o ensino médio no final do ano passado em uma escola pública da cidade. Carlos considera a plataforma inovadora por proporcionar aos alunos das escolas públicas um reforço adicional para o dia do exame oficial.“Demoro duas horas de ônibus para chegar no meu cursinho pré-vestibular. Já pensei em desistir do curso e estudar só pela plataforma, porque chego ao curso cansado. A Hora do Enem é de graça e posso estudar do meu quarto. As videoaulas também ajudam a descansar a mente do conteúdo pesado quando estou cansado de ler”, afirmou.

Para tornar a experiência dos estudantes ainda mais próxima da que encontrarão no fim de semana da prova oficial do Enem, a recomendação é que o simulado seja realizado em dois dias, como, por exemplo, 8 e 9 de outubro. Para participar da prova, o estudante deve realizar um cadastro no site GeekieGames e iniciar o exame na aba de simulados.

Plataforma de estudos

Além dos simulados, o sistema Hora do Enem disponibiliza, de forma gratuita, videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado para os estudantes do último ano do ensino médio. Atualmente, a plataforma é utilizada por 1,1 milhão de estudantes concluintes. Esse número representa 50% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. Entre o público geral, o Geekie Games tem 4 milhões de usuários – o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016.
 
Os professores e gestores de escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação. O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.