‘Mar vermelho’ em Cabo Branco tem relação com dissolução de rochas

Em análise preliminar, órgão descartou despejo de substâncias estranhas na área.

Imagem: Reprodução internet / Bruno Lino
'Mar vermelho' em Cabo Branco tem relação com dissolução de rochas
Imagem: Reprodução/ Bruno Lino

Imagens da praia de Cabo Branco, em João Pessoa, feitas nesta terça-feira (25), mostram uma coloração avermelhada na água do mar. A gravação foi feita por um morador da região, e registra uma uma vasta faixa de água com a cor diferente dos tons observados anteriormente, e em outros perímetros local.

As imagens rapidamente se espalharam em redes sociais, e internautas passaram a tratar o fenômeno até então desconhecido como “Mar Vermelho”.

Em análise preliminar, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) da Paraíba constatou que a diferença na coloração é ocasionada pela dissolução de rochas sedimentares presentes na região da praia.

'Mar vermelho' em Cabo Branco tem relação com dissolução de rochas
Foto: Divulgação / Sudema

A Sudema descartou, ainda, qualquer possibilidade de despejo ou contaminação da água por alguma substância no trecho de praia em que a coloração avermelhada foi observada.

Amostras da água da praia de Cabo Branco foram coletadas pelos técnicos do órgão no local, ainda na manhã desta terça-feira (25), para que haja uma análise mais aprofundada e que o motivo da mudança da cor da água seja identificado.