Municípios da Paraíba já podem aplicar dose de reforço contra Covid-19 em idosos e vacinar adolescentes

Vacinação em João Pessoa
Vacinação contra Covid-19 em João Pessoa. Foto: Secom/JP

A confirmação da presença da variante Delta, na Paraíba, acelerou a adoção de uma medida que já era defendida por muitas autoridades de Saúde: a aplicação de doses de reforço em idosos acima de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas. Além da vacinação de adolescentes que têm entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidade.

A decisão foi aprovada na 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), formada por autoridades de saúde do estado e de municípios paraibanos.

Dose de reforço para idosos 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que a vacinação de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos seja feita de forma simultânea aos públicos atuais e, preferencialmente, com imunizantes da Pfizer, sendo respeitado o intervalo de 6 meses após o fechamento do esquema vacinal (dose 2 ou dose única) para os idosos, e de forma decrescente.

Imunossuprimidos

Para os imunossuprimidos, a dose extra deve ser ministrada 28 dias após a conclusão do esquema, conforme preconiza a Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Adolescentes de 12 a 17 anos 

Sobre a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destaca que a viabilização será possível devido ao incremento na quantidade das doses de vacinas destinadas à Paraíba. Ele pontua que o estado deve receber cerca de 200 mil doses nos próximos dias.

A decisão do ministério já contempla este público no PNI com doses da Pfizer. No entanto, só poderíamos viabilizar a vacinação destes jovens junto aos municípios com um quantitativo de imunizantes destinados especificamente para esta faixa etária, o que vai ser realizado a partir da chegada das novas vacinas ainda nesta semana, afirmou

Geraldo Medeiros reforça que os municípios podem iniciar imediatamente a vacinação de idosos acima de 70 anos e na população imunossuprimida, caso ainda possuam doses armazenadas. De acordo com o gestor, o objetivo é evitar o desperdício destas doses e ainda reforçar a proteção.

A vacinação dos adolescentes, segundo o secretário de saúde, deve ser gerenciada pelos municípios, caso tenham doses para seguir com a imunização.

Ele alerta, no entanto, que as prefeituras devem faze uma busca ativa para atingir 100% dos que têm mais de 18 anos e querem se vacinar.