icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Academias, bares e restaurantes são liberados na 4ª etapa da flexibilização

Estabelecimentos podem reabrir na segunda-feira (27). Anúncio foi feito pelo prefeito nesta sexta.

Publicado em 24/07/2020 às 10:53 | Atualizado em 26/07/2020 às 11:57


                                        
                                            Academias, bares e restaurantes são liberados na 4ª etapa da flexibilização
Foto: divulgação/secom-jp

				
					Academias, bares e restaurantes são liberados na 4ª etapa da flexibilização
Foto: divulgação/secom-jp. Foto: divulgação/secom-jp

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentou nesta sexta-feira (24) os novos protocolos e medidas referentes ao Plano Estratégico de Flexibilização com relação à pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta etapa, que terá início na próxima segunda-feira (27), foi liberada  a reabertura de bares, restaurantes e similares, além das academias de ginásticas e aulas presenciais para alunos em fase de conclusão de curso nas faculdades.

No casos dos estabelecimentos comerciais que fornecem alimentos, a flexibilização será de 50% da capacidade do estabelecimento comercial. O horário será reduzido e o funcionamento será permitido em horários específicos. Quem oferece café da manhã, será permitido a abertura das 7h às 10h. No almoço, poderá funcionar das 12h às 16h. Já no jantar, o horário liberado é das 18h às 22h.

Além de respeitar as chamadas ‘regras de ouro', como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5m e disponibilização de álcool gel, para a retomada os setores de alimentação e bares devem funcionar sem shows ou apresentações de música ao vivo, bem como playgorunds e espaços de recreação.

Ficam também proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servidos por atendentes do próprio restaurante.

No caso de shoppings centers, eles também passam a funcionar seguindo horários especiais, mas apenas para aqueles restaurantes, lanchonetes e cafeteiras que têm mesas próprias. O diferencial é que ele deverá respeitar o horário liberado para os shopping, atualmente das 12h às 20h. Os demais estabelecimentos que funcionam nas praças de alimentação, seguem apenas funcionando com pedido e entrega direta no balcão.

No caso dos bares e quiosques em áreas de praia podem funcionar, desde que não coloquem mesas na faixa de areia. A medida foi acordada junto aos proprietários dos estabelecimentos. Apesar da liberação dos bares da orla, o banho do mar e uso da faixa de areia para lazer seguem proibidos, bem como a utilização dos estacionamentos da orla, que seguem proibidos de serem utilizados. Também não podem ser realizados show e espetáculos no estabelecimentos.

Academias

As academias de ginástica também poderão retomar as suas atividades. A decisão foi tomadas após diálogo com as entidades das categorias. Eles irão funcionar também apenas com 50% da sua capacidade e com agendamento de horário para os clientes. As academias devem manter as máquinas distanciadas umas dos outras e realizar a limpeza com álcool 70% a cada uso. Estão vedadas aulas coletivas, como ginástica e dança.

O esporte profissional pode dar continuidade a seus jogos, no entanto, ainda sem torcidas. Outros eventos, como os sociais, permanecem fechados durante o mês de agosto, assim como as praias e estacionamento da Orla, cinemas e teatros e as atividades educacionais.

“Do ponto de vista sanitário, estes são segmentos com maior risco de transmissão do vírus e, por isso, avaliamos a necessidade de manter as atividades suspensas para posteriores avaliações”, explicou o médico e coordenador da Central de Informações sobre a Covid-19 da PMJP, Felipe Proenço.

Cartaxo também liberou, nesta quarta fase do plano de flexibilização, as aulas de universidades com cursos na área da saúde poderão retornar nesta quarta etapa do Plano, com aulas práticas em laboratórios e com estágios para os concluintes dos cursos em 2020.1. Os serviços públicos essenciais continuam sob protocolos de segurança e com agendamento. E as demais atividades das tapas anteriores não sofrem alteração nesta quarta fase.

Esta é a quarta fase de flexibilização e as revisões ocorrem a cada 15 dias.

Situação

O anúncio foi feito uma dia após a Paraíba bater pelo segundo dia seguido o recorde de mais de 2 mil casos diários da da Covid-19, chegando a marca de 73 mil infectados, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (23). Na capital, já são 19.166 positivados pela doença, o que corresponde a 26,21% de todo o estado.

Apesar dos números registrados, Luciano Cartaxo disse que há uma estabilização no número de casos e a diminuição do número de óbito, principalmente neste mês de julho.

Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI, na Região Metropolitana de João Pessoa a ocupação desses leitos ficou em 54%. O índice de isolamento social ficou em 39,5%, na capital, abaixo do recomendado pelas autoridades de saúde, que é de 70%.

Plano Estratégico

O Plano Estratégico teve início em 15 de junho, após o fim do isolamento social rígido, com ações planejadas e regras de ouro para garantir a segurança da população e evolução da cidade no enfrentamento à pandemia. Entre elas, o distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de risco e demarcação de espaço nas filas, além de medidas de higiene como disponibilização do álcool 70% e uso obrigatório de máscaras.

Na primeira etapa, retornaram à atividade segmentos como o comércio atacadista, a construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, e empresas de assistência técnica, além de atividades religiosas com 30% da capacidade.

Na segunda etapa, iniciada em 29 de junho, as lojas de material de construção passaram a funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento. Outros setores como dos profissionais liberais e atletas profissionais retomaram ao trabalho e treinos, respectivamente, seguindo protocolos e observando as medidas de prevenção. Já para as atividades religiosas, foram mantidos os critérios da primeira fase, ou seja, 30% da capacidade.

Os ônibus do transporte público coletivo também regressaram no dia 6 de julho, como parte da segunda etapa do Plano de Flexibilização, com novas medidas de segurança e higiene nos ônibus e paradas.

Na terceira fase, no último dia 10 de julho, a prefeitura permitiu a reabertura o comércio da capital, das 9h às 15h, inclusive shoppings, 12h e 20h. Também foram liberados os jogos do Campeonato Paraibano de Futebol e atividades físicas na orla de João Pessoa.

https://www.facebook.com/PrefeituraDeJoaoPessoa/videos/3087199578015112

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp