icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

AL aprova PEC que garante volta ao trabalho de PMs licenciados

Proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados e atualiza o texto da Constituição Estadual, incluindo normas de disciplinamento a PMs e Bombeiros.

Publicado em 21/10/2014 às 14:31

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta terça-feira (21) a Proposta de Emenda Constitucional 31/2014, que permite a volta ao serviço de policiais militares e de bombeiros que estão licenciados. De acordo com o deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), autor da medida, pelo menos 500 militares poderão voltar aos postos de trabalho.

A PEC foi aprovada por unanimidade em dois turnos pelos deputados estaduais. Ela acrescenta o Artigo 48-A e atualiza o texto da Constituição Estadual, incluindo normas de disciplinamento aos integrantes da PM e do Corpo de Bombeiros. A Proposta já tinha sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

“A PEC dos policiais militares visa regularizar a situação desses homens que solicitaram licença, mas que não foram legalmente licenciados, uma vez que para ter validade elas teriam que ter sido publicadas no Diário Oficial, o que não aconteceu. Por esse motivo essas licenças não existem, pois estão formalmente e juridicamente irregulares”, explicou Janduhy. Segundo o deputado, a reintegração desses profissionais não irá resultar em gastos aos cofres públicos, pois com uma “simples reciclagem estarão todos prontos para combater o crime”.

Subsídio da Defensoria

Durante o esforço concentrado desta terça-feira os deputados aprovaram outras 38 matérias. Entre elas, o projeto de lei 1.968/14, de autoria da Defensoria Pública do Estado (DPE), que fixa o subsídio dos membros da categoria. O PLO inclui o reajuste dos defensores públicos este ano em 44,30%, dividido em três parcelas iguais, de R$ 1.000,00.

Ainda durante a sessão ordinária, os deputados mantiveram o parecer da CCJ pela inadmissibilidade constitucional da Medida Provisória 227/2014, do governo do Estado, que cria a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) e sua estrutura orgânica, em substituição ao Programa Estadual de Orientação e Proteção ao Consumidor.

Entre os projetos de lei aprovados, o 1.898/14 e o 1.901/14, ambos de Anísio Maia (PT), que proíbe a utilização de giz à base de óxido de cálcio nas escolas da rede estadual e autoriza o acesso de pescadores aos mananciais públicos; e o 1.905/14, de Vituriano de Abreu (PSC), determinando a fixação de cartazes nos postos revendedores de combustíveis, informando o percentual da diferença entre os preços de gasolina e do etanol. Também foi aprovado, o 1.925/14, do suplente de deputado Vital Costa (PP), que determina a obrigatoriedade do monitoramento por câmeras de vídeo em estacionamentos públicos e privados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp