icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Após impeachment, partidos focam nas eleições municipais

Faltando pouco para início do período das convenções, articulações vão se intensificar na PB com definição de alianças e chapas majoritárias e proporcionais.

Publicado em 15/05/2016 às 7:00

Encerrada a primeira fase do processo de impeachment com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), a ascensão do presidente interino Michel Temer (PMDB) e a posse dos novos ministros, os partidos voltam às atenções para as eleições municipais. A pouco mais de dois meses para o início do período das convenções, as articulações vão se intensificar na Paraíba com vistas à definição das alianças e chapas majoritárias e proporcionais. Todavia, o quadro nacional mudou e partidos, antes adversários, estão aliados, a exemplo do próprio PMDB com PSDB, PSB, PSD, DEM e PTB.

Em Campina Grande, o prefeito e pré-candidato à reeleição, Romero Rodrigues (PSDB), trabalha nos bastidores e evita falar em campanha e debater com os demais pré-candidatos, a exemplo dos deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Adriano Galdino (PSB). "Só vamos discutir sobre a sucessão, no segundo semestre. A prioridade agora é administrativa", destacou o tucano.

No entanto, Romero ressalta que uma aliança entre tucanos e peemedebistas "vai variar de município a município", alegando que não existe uma regra pré-estabelecida". Segundo o gestor campinense, "havendo harmonia e concordância não há nenhuma impossibilidade nos municípios brasileiros de união do PSDB com o PMDB. Evidentemente, tem que ter o ambiente favorável e a aliança vai se definir em cada cidade brasileira. Fazer uma regra em Brasília e impor para o interior do Brasil é discutível", assinalou o tucano, que não abre mão de disputar um novo mandato.

Para Veneziano, a coalizão nacional não vai interferir nas eleições municipais. Ele descarta aliança com o PSDB. "Estou mais firme do que nunca como pré-candidato a prefeito, fortalecendo a nossa aliança e projetando o plano de governo”, avisa o pré-candidato do PMDB.

Por sua vez, o prefeitável Adriano Galdino acredita que a conjuntura nacional vai "interferir" positivamente na sua postulação porque o PSB paraibano se posicionou contra o impeachment de Dilma. Ele disse que trabalha para atrair os apoios do PCdoB e PT, além dos partidos da base do governador Ricardo Coutinho.

Se na Rainha da Borborema o PSDB tem candidato próprio, na capital João Pessoa, o tucanato decidiu abrir mão da cabeça de chapa. Está discutindo se apoia a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ou a postulação do deputado e prefeiturável Manoel Júnior (PMDB). Na próxima segunda-feira, o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, se reúne com o senador tucano Cássio Cunha Lima para discutir a política de aliança. Para Ruy, a aliança nacional não tem vínculo direto com a questão partidária nos municípios. Já o PSB tenta consolidar a candidatura de Cida Ramos à prefeita.

Os vereadores do PSDB defendem o apoio a Cartaxo, visto que estão na base do prefeito. Além disso, eles temem que a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado Manoel Júnior possa atingir em cheio a postulação do peemedebista.

Veja o cenário da sucessão nas principais cidades
Em João Pessoa, a disputa será entre o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição, a secretária Cida Ramos (PSB) e o deputado Manoel Júnior (PMDB). Ainda no páreo o deputado Wilson Filho (PTB), Charliton Machado (PT) e um postulante do PSOL.

Em Campina Grande, o PSDB quer assegurar a reeleição do prefeito Romero Rodrigues, que deve enfrentar nas urnas os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Adriano Galdino (PSB), e Daniella Ribeiro (PP), além de Artur Bolinha (PPS) , Walter Brito Neto (PEN) e nome do PSOL (Celso Batista ou Davi Lobão).

Em Santa Rita, os partidos brigam pela cadeira do prefeito Netinho de Várzea Nova (PR). São eles: deputado Zé Paulo (PSB), Emerson Panta (PSDB) e Aurian Lima (PMDB). Ainda correm por fora o ex-deputado Flaviano Quinto (PSC) e Adonis Júnior (PP).

Em Bayeux, com mais de 80 mil eleitores, a disputa será acirrada. O prefeito Expedito Pereira (PSB) vai enfrentar em 2 de outubro o atual vice-prefeito, Francisco Richard Nixon (PSDB), Léo Micena (PMDB), Berg Lima (PTN) e Carlos Sousa (PTdoB).

Em Patos, o PMDB quer manter o comando do Poder Executivo com a reeleição da prefeita Francisca Motta. A oposição terá os prefeitáveis Lenildo Morais (PT), atual vice, o deputado Dinaldo Filho (PSDB) e Silvano Morais (PSOL).

Em Sousa, o prefeito André Gadelha (PMDB) busca a reeleição com o apoio do PSDB. O peemedebista vai enfrentar na “Terra dos Dinossauros” urnas este ano o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) e o empresário Zenildo Oliveira (PSD).

Em Cajazeiras, o PSB vai tentar garantir mais quatro anos de mandato para a prefeita Denise Albuquerque. A oposição está dividida entre candidaturas do deputado José Aldemir (PP), o ex-deputado Vituriano de Abreu (PMDB) e Antônio Gobira (PSOL).

Em Cabedelo, o prefeito Leto Viana (PRP) quer a reeleição. Da oposição, são pré-candidatos o presidente da Câmara, Lucas Santino (PMDB ), o ex-vice-prefeito Bergson Marques (PTC), a ex-primeira-dama Neide Regis (PDT) e os vereadores Fernando Sobrinho (DEM) e José Eudes (Pros).

Em Guarabira, o eleitorado deve escolher o próximo gestor da lista tríplice apresentada pelos três maiores partidos do Estado: o atual prefeito Zenóbio Toscano (PSDB, a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).

Em Sapé, o prefeito Roberto Feliciano (PSB) disputará a reeleição. A oposição botou o bloco na rua com vários pré-candidatos ao Poder Executivo: João da Utilar (PSDB), Juscelino do Peixe (PMDB), Josivaldo da Caixa (PRB) e Maria Luiza (PDT).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp