POLÍTICA
Aprovada regra para realização das primárias presidenciais
Modelo segue o adotado pelos Estados Unidos com apresentação dos pré-candidatos, debates, cobertura midiática e votação nos estados.
Publicado em 02/05/2012 às 6:30
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto de lei (PLS 156/11) que disciplina a realização de eleições primárias para a escolha dos candidatos à Presidência da República. O sistema é semelhante ao adotado no Estados Unidos, onde os partidos Democrata e Republicano realizam debates entre os pré-candidatos e votações nos estados, como forma de escolher seus concorrentes à Casa Branca. O processo, que pode durar meses, ajuda no esclarecimento dos eleitores, avalia o autor da proposta, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
Pelo projeto, as primárias ocorrerão entre o dia 1º de abril e o primeiro domingo de junho do ano da eleição. Os meios de comunicação poderão realizar a cobertura das eleições primárias e os pré-candidatos poderão pedir votos. As mudanças representaram uma antecipação do período da campanha eleitoral. Ao final das primárias, o candidato escolhido deverá ter o nome referendado por convenção partidária, para fins de registro eleitoral.
O projeto estabelece que a realização de primárias é facultativa.
Comentários