icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara realiza treinamento de assessores parlamentares sobre tramitação da LDO

Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou nesta quarta-feira (16) uma capacitação com os assessores parlamentares para orientar sobre a LDO.

Publicado em 16/06/2010 às 20:16

Da Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou nesta quarta-feira (16) uma capacitação com os assessores parlamentares para orientar sobre a tramitação das leis orçamentárias, especialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), das 8h às 17h30. A sessão ordinária desta quarta-feira foi suspensa para que os vereadores também pudessem acompanhar o treinamento.

A capacitação foi feita pela coordenadora da Escola do Legislativo, Fátima Telino, e pela diretora-geral da CMJP, Vaneide Araújo. O objetivo do encontro é socializar conhecimentos sobre a norma interna que versa sobre a tramitação das leis orçamentárias, com ênfase para a LDO.

A norma interna, que regulamenta a tramitação das leis orçamentárias e disciplina o número de emendas que podem ser apresentadas por cada vereador, é uma iniciativa do vereador Marcos Vinícius (PSDB), subscrito por outros 14 parlamentares. No caso da LDO, cada vereador individualmente e cada comissão permanente podem apresentar cinco emendas, o que resulta em um total máximo de 150 emendas propostas pela Câmara. Já para a Lei Orçamentária Anual (LOA), cada vereador pode apresentar até 25 emendas, e as comissões parlamentares quatro ou oito emendas, dependendo da área de atuação da comissão, atingindo um total de aproximadamente 600 emendas.

“Com essa norma, a Câmara está se atualizando e se adequando às normas federais de tramitação das leis orçamentárias no Poder Legislativo. A Câmara Federal e outras câmaras municipais do país já seguem essa regulamentação”, explicou Vaneide. “O objetivo da adequação é que as emendas sejam elaboradas com mais cuidado e que tenham uma maior efetividade”, completou. A diretora também lembrou que a LDO é um 'elo' entre um planejamento anteriormente aprovado na Câmara, o Plano Plurianual (PPA), e a LOA.

Escola do Legislativo

O treinamento dos assessores parlamentares está inserido dentro do programa de capacitação profissional da Escola do Legislativo da CMJP. Fátima Telino, coordenadora, lembrou que “a missão da Escola é contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo, fortalecer os laços com a sociedade, propiciar formação política e educação para a cidadania”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp