icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Campina Grande é melhor para morar que capitais no NE, diz pesquisa

Consulta levou em consideração educação, economia, gestão, saneamento, saúde e transparência fiscal. 

Publicado em 04/11/2017 às 7:00

Uma pesquisa da empresa de consultoria Macroplan revela que, entre 50 melhores municípios do Brasil para se viver, Campina Grande figura em segunda posição, superada apenas por Petrolina (PE). Todavia, a Rainha da Borborema ultrapassa todas as capitais do Nordeste. As demais cidades da lista não são nordestinas, um dado surpreendente que privilegia ainda mais esses dois prósperos centros da região.

A consulta foi divulgada pela revista Cláudia e elegeu as 100 melhores cidades de todo o País para se morar dentre os Municípios com mais de 266 mil habitantes, levando em consideração critérios como educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal.

A região Nordeste, na lista das 100, conta com apenas 21 cidades. As outras estão no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País. A posição de Campina Grande é 49 e Petrolina 45. Das demais cidades da região, a mais bem avaliada no ranking é João Pessoa, figurando na posição 58.

A cidade de Maringá (PR) ficou em primeiro lugar. “A primeira posição no ranking não foi uma surpresa. Afinal, a cidade tem indicadores muito equilibrados em quase todos os setores”, contou Glaucio Neves, diretor da consultoria.

Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Franca, todas em São Paulo, aparecem nas posições seguintes. O estado dominou o restante do ranking, aparecendo 26 vezes. No quesito regiões, a Sudeste é a que mais aparece na lista, com um total de 49 cidades – oito delas estão entre as dez melhores.

Entre as capitais, quase todas estão presentes. Curitiba (PR), aparece em nono lugar e Florianópolis (SC) ocupa a 17ª posição. Já Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) ficam em 19ª, 20ª e 21ª, respectivamente.

Prefeito comemora

O prefeito Romero Rodrigues comemorou os bons números em relação a Campina Grande evidenciados pelo estudo de responsabilidade da Macroplan. “A pesquisa mostra que estamos no caminho certo, mantendo uma boa gestão fiscal, estabelecendo a prefeitura como um elemento indutor de crescimento e criando uma ambiência propícia para os investimentos privados”, sintetiza Romero Rodrigues.

Para o chefe do Executivo campinense, além de “fazer o dever de casa”, sua gestão não abre mão de cuidar do crescimento planejado da cidade, desde 2013. Assegurando que o município manterá o foco em todas as políticas públicas que têm apresentado bons resultados – nas áreas econômica, educacional, saúde e de infraestrutura -, Romero Rodrigues acredita que a Prefeitura ainda avançará mais nos próximos anos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp