POLÍTICA
Cidadão poderá acompanhar execução do Orçamento Impositivo
Presidente do Tribunal disse que informações serão disponibilizados no site.
Publicado em 24/07/2017 às 13:17
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro André Carlo Torres Pontes, revelou, na manhã desta segunda-feira (24), a intenção de em breve dispor à consulta popular as execuções orçamentárias municipais, “com destaque para as emendas parlamentares”. O anúncio foi feito durante a abertura de encontro promovido pela Câmara de Vereadores de João Pessoa e o Programa Interlegis para a discussão do Orçamento Impositivo, que destina 1,2% da receita líquida do município para uso do Legislativo Municipal.
O Curso “Orçamento Público Municipal e a Constituição Federal – Orçamento Impositivo” ocorre no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, ministrados por Francisco Etelvino Biondo, analista legislativo do Senado, e João Henrique Pederiva, consultor de orçamento do Senado, com participação do diretor executivo do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças.
Pioneirismo
Na Paraíba, a Câmara de Vereadores da capital foi pioneira, ao adotar, em maio deste ano, o Orçamento Impositivo da Emenda Cidadã. O presidente da Casa, vereador Marcos Vínicius (PSDB) destacou que a iniciava dialoga com outro projeto lançado este ano, o ‘Câmara no Seu Bairro’. “Passamos a ser procurados por vereadores de todo o Estado. Daí surgiu a ideia desse curso, para o qual tivemos o privilégio de reunir dois dos maiores especialistas em orçamento público do país”, comentou.
Comentários