POLÍTICA
Congresso do PPS vai eleger o novo presidente do diretório
Calendário foi estabelecido durante reunião realizada na última segunda-feira, pela Comissão Organizadora do PPS.
Publicado em 25/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:42
O Congresso Estadual do Partido Popular Socialista (PPS) vai acontecer no dia 8 de novembro, para eleger o novo presidente do diretório estadual. Já os congressos municipais estão marcados para o período de 23 a 31 de outubro.
O calendário foi estabelecido durante reunião realizada na última segunda-feira, pela Comissão Organizadora do PPS, dirigida pelo tesoureiro nacional do partido, Régis Cavalcante, e com a presença de representantes dos dois grupos políticos que existem atualmente na legenda.
A ex-presidente da executiva estadual do PPS, deputada estadual Gilma Germano, lamentou o fato do congresso acontecer após o fim do prazo estabelecido pela legislação eleitoral para filiações partidárias.
“Lamentamos o prazo não ser antes das filiações, mas vamos organizar os congressos. Isso vai ser um empecilho para que as pessoas se filiem, vai dificultar, mas garantimos legenda a qualquer um que venha para o partido, independente da posição política”, garantiu Gilma Germano.
A deputada ainda destacou que as regras estabelecidas na reunião realizada na segunda-feira foram as mesmas determinadas anteriormente. “Fiquei muito feliz porque foram as mesmas regras que a gente já tinha determinado na comissão anterior”, frisou Gilma.
Participaram da reunião, além de Régis e Nonato, o membro da Executiva Nacional, Wober Junior, Gilma Germano, Bruno Farias, Douglas Lucena, Ronaldo Guerra e Fábio Carneiro, representando os dois grupos políticos existentes hoje no partido. Apenas os 27 diretórios atualmente existentes e mais 20 comissões provisórias divididas por igual entre os dois grupos terão direito a voto no congresso.
Segundo o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, a reunião foi importante e decisiva porque nenhum grupo se sobrepôs sobre o outro no momento de definir as regras que nortearão as eleições. “Cada um expôs seu ponto de vista e todas as questões foram aprovadas de forma consensual, sem precisar de votações. Agora, os dois lados partem em condições de igualdade para conquistar a maioria dos filiados e, consequentemente, dos delegados que serão eleitos no congresso”, informou.
O diretório estadual ficará composto de 33 membros e a Executiva terá 11. O critério da proporcionalidade tanto na escolha das direções quanto dos delegados também será obedecido, conforme prevê o Estatuto do PPS. Nonato Bandeira disse que agora o PPS vai priorizar as filiações de quem vai disputar mandatos, garantindo legenda não só para quem entra como para os atuais membros do partido que irão se candidatar em 2014.
Comentários