POLÍTICA
Congresso em Foco elege Luiz Couto um dos 52 melhores parlamentares
Ao todo foram eleitos 52 parlamentares, 38 deputados e 14 senadores. Cada um deles tem em média 14,2 anos de atuação no parlamentar e juntos já exerceram 740 anos de serviço público.
Publicado em 22/11/2010 às 13:53
Da Redação
Com equipe Congresso em Foco
O deputado federal reeleito, Luiz Couto (PT), foi escolhido um dos melhores parlamentares do país. O levantamento feito pelo site Congresso em Foco levou em conta itens como compromisso ético, dedicação, preparo político e intelectual dos senadores e deputados. A escolha foi feita por jornalistas que fazem a cobertura do cotidiano do Senado e Câmara em Brasília, além de internautas, entidades da sociedade civil, ativistas digitais e empresas ligadas à cultura e cidadania.
Ao todo foram eleitos 52 parlamentares, 38 deputados e 14 senadores. Cada um deles tem em média 14,2 anos de atuação no parlamentar e juntos já exerceram 740 anos de serviço público. A cerimônia de premiação acontece na noite desta segunda-feira (22).
Mas a experiência deles não se restringe ao Legislativo, se estende aos outros dois poderes: nove já foram ministros de Estado, quatro governadores, quatro prefeitos de capitais, e um foi juiz federal. A maioria deles seguirá na Câmara e no Senado na próxima legislatura depois de conseguir se reeleger com mais facilidade que os demais colegas que não figuraram entre os finalistas. Outros quatro se preparam para trocar o Congresso por cargos no Executivo para os quais se elegeram em outubro (um vice-presidente, um vice-governador e dois governadores eleitos).
Os três primeiros colocados em cada Casa pela votação na internet serão agraciados com troféus feitos pela artista plástica baiana radicada em São Paulo Suzana Gouveia. São eles: Cristovam Buarque (PDT-DF), Marina Silva (PV-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) no Senado; Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Luciana Genro (Psol-RJ) na Câmara.
Do quarto ao décimo, também em cada Casa, receberão placas. Também serão entregues placas aos vencedores das seis categorias especiais, cujos nomes só serão conhecidos durante a festa de premiação. Todos os parlamentares pré-selecionados serão distinguidos com diplomas.
Veja reportagem completa sobre o Prêmio Congresso em Foco.
Confira perfil do deputado Luiz Couto (PT-PB):
Nasceu em Soledade (PB) e está no segundo mandato consecutivo como deputado federal pela bancada da Paraíba. É professor universitário e sacerdote católico, formado em Filosofia (1969) e em Teologia (1976). Foi coordenador do curso e chefe do Departamento de Filosofia na Universidade Federal da Paraíba.
Iniciou a trajetória política como deputado estadual por dois mandato (1995-1999; 1999-2003). A chegada ao Congresso Nacional ocorreu em 2003, onde permanece desde então no cargo de deputado federal. Presidiu a Executiva do PT em João Pessoa e o diretório regional do partido (1997-1998). Foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo este ano.
No início de 2009, o parlamentar envolveu-se em uma polêmica ao questionar publicamente certos dogmas da Igreja Católica. Criticou a proibição do uso de preservativos, o celibato clerical e a intolerância em relação aos homossexuais.
As declarações, noticiadas em entrevista exclusiva do Congresso em Foco, foram imediatamente condenadas pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Ao tomar conhecimento da entrevista, reproduzida por vários outros veículos de comunicação, o bispo suspendeu Luiz Couto das atividades sacerdotais.
A punição provocou forte reação de movimentos dos direitos humanos e de setores da própria Igreja Católica, que não se conformaram com a condenação sumária do clérigo. A série do Congresso em Foco recebeu menção honrosa na categoria internet no 31º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Comentários