POLÍTICA
Consuni aguarda relatório para decidir eleição na UFPB
Consuni é que vai decidir se homologa ou não o resultado das eleições para a Reitoria da UFPB .
Publicado em 11/06/2012 às 10:38
O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, disse nesta segunda-feira (11) que está aguardando receber o relatório da eleição para Reitoria ocorrida na semana passada para convocar uma reunião do Conselho Universitário (Consuni) onde será discutida a homologação do resultado. Na consulta eleitoral a professora Margareth Diniz foi a vencedora com 94,61% dos votos .
Segundo Rômulo Polari, o relatório das eleições deve ser entregue a ele até a próxima quinta-feira (14). Logo depois, como presidente do Consuni ele vai marcar a reunião que homologará ou não o resultado das urnas. O Conselho Universitário é formado por cerca de 40 pessoas, entre membros da Reitoria, professores, servidores e representantes dos estudantes.
Apesar de ter realizado a eleição, a UFPB recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que determinou que o pleito fosse feito. A instituição argumenta que a decisão desrespeitou a autonomia da universidade, pois o Consuni havia decidido adiar a eleição até que a greve dos professores terminasse. Rômulo Polari informou que a contestação no STF ainda não teve nenhum andamento.
Na votação da última quarta-feira (6) Margareth Diniz teve 94,61% dos votos e Lúcia Gurra teve apenas 5,39%. Foram registrados 49.901 votantes e 88% de abstenções. Por não concordar com a realização do pleito Lúcia propôs um boicote e não participou.
Comentários