Decisão do STF considera ilegal prisão de Roberto Santiago na Operação Xeque-Mate

Advogados do empresário vão usar decisão do ministro Edson Fachin para tentar “derrubar” medidas estabelecidas pela Justiça de Cabedelo após a prisão.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Decisão do STF considera ilegal prisão de Roberto Santiago na Operação Xeque-Mate
Roberto Santiago na audiência de custódia da Operação Xeque-Mate. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, reconheceu que a prisão do empresário Roberto Santiago, em março de 2019, foi ilegal. Na decisão, o ministro afirma que mesmo que se reconhece a gravidade supostos crimes, a prisão preventiva só poderia ser decretada se tivesse sido baseada em fatos concretos, fundamentação de perigo à investigação, no momento do pedido de prisão. Esse entendimento já havia registrado pelo ministro Dias Tófolli, que revogou a prisão em julho de 2019.

Santiago é acusado de financiar a compra do mandato do ex-prefeito Luceninha, em 2013, para beneficiar o então vice, Leto Viana, e integrar organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, em Cabedelo.

Fachin, no entanto, manteve as medidas cautelares impostas ao empresário, como não sair de Cabedelo ou João Pessoa, sem autorização da Justiça; não ter contato com testemunhas ou réus da investigação; e realizar movimentações financeiras apenas para pagamento de contas mensais comuns.

A defesa afirmou que vai tentar na Justiça de Cabedelo anular todas as decisões baseadas na prisão preventiva, considerada ilegal.

Decisão do STF considera ilegal prisão de Roberto Santiago na Operação Xeque-Mate
Trecho da decisão de Edson Fachin

Veja o que o advogado de Santiago, Pedro Ivo Velloso, fala sobre a decisão: