Especialistas discutem potencial de geração das energias alternativas na Paraíba

Estão confirmados nomes como André Pepitone, Diretor Geral da ANEEL; Rafael Marques, Especialista Técnico Regulatório da ABSOLAR; Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica.

Especialistas discutem potencial de geração das energias alternativas na Paraíba
Parque Eólico, Santa Luzia. Foto: Neguinho Marques/TV Cabo Branco

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) realiza, na próxima quinta-feira (14), a primeira edição do Fórum Alternativas Energéticas 2021. O evento vai discutir com especialistas do estado e do país o cenário e perspectivas da geração desse tipo de energia.

O Fórum contará com a participação de entidades e especialistas que debaterão medidas de atração na área de energias renováveis, empreendimentos, novas tecnologias e a conscientização para o uso de energias “limpas” em residências e empreendimentos.

“Temas extremamente atuais, referentes ao cenário elétrico atual e futuro, com especial atenção ao papel das energias renováveis, tratados e debatidos pelas autoridades responsáveis a nível, nacional, regional, estadual e municipal. O formato do Fórum permite a interação do público diretamente, enviando perguntas e sugestões”, afirmou, ao Conversa Política, o presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho.

Estão confirmados nomes como André Pepitone, Diretor Geral da ANEEL; Rafael Marques, Especialista Técnico Regulatório da ABSOLAR; Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica, Evaldo Neto, Superintendente da Sudene, representantes de empresas nacionais e internacionais, entidades de financiamento e secretarias estaduais e municipais, além do governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania).

Serão quatro painéis, abordando temas relacionados a investidores, pesquisadores, estudantes e demais cidadãos. Ao final das apresentações de cada painel temático, o público poderá participar de maneira remota do debate, enviando perguntas ou comentários sobre os temas abordados.

Segundo Polari, o Brasil tem grande potencial e a região Nordeste figura como protagonista nesse contexto. “Temos uma riqueza ofertada pela natureza e que por muito tempo caminhou em direção contrária ao desenvolvimento. Agora, através das energias eólica e solar, é possível interiorizar o desenvolvimento, com uma indústria de ponta. Alinhando tecnologia, vocação regional e conhecimento disponível, a uma tendência que é mundial, carregando consigo todos os benefícios ambientais associados”, explanou o presidente da Cinep.

Inscrições 

Os interessados deverão fazer a sua inscrição através do site da CINEP até amanhã. O evento será realizado no dia 14 de outubro, de maneira online e gratuita, das 8h às 17h. (www.cinep.pb.gov.br).

Parcerias 

O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).