Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB

Aerogeradores serão instalados na região de Junco do Seridó e Santa Luzia. Potência do novo parque equivale ao consumo anual de 700 mil famílias.

Foto: divulgação/EDF Renewables
Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB
O parque eólico de Mulungu do Morro e Bonito, a 340 km de Salvador, onde empresa possui empreendimentos. Foto: divulgação/EDF Renewables

Ventos regulares e constantes têm transformado o Sertão paraibano em potência eólica. Assim é que mais uma empresa do ramo de energias renováveis iniciou obras para instalação de uma unidade eólica na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, na Paraíba.

A potência total de geração do novo empreendimento será de 242 MW, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras, segundo a empresa EDF Renewables, responsável pela obra.

O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2023 e há vagas de emprego para interessados em trabalhar na obra, que devem entrar em contato com o Posto de Atendimento Socioambiental do parque, localizado em Junco de Seridó, ou entrar em contato por WhatsApp pelo 0800 717 7447. Estima-se a geração de mais de 600 empregos diretos indiretos.

A construção dos novos parques eólicos na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, municípios da Paraíba com cerca de 22 mil habitantes, priorizará a mão de obra local, segundo informou a empresa ao Conversa Política.

A unidade Serra de Seridó tem investimento previsto de R$ 1 bilhão, sendo 50% financiado pelo Banco do Nordeste. Cerca de 20% da energia do parque foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre.

operário parque de energia eólica
Início das obras na Serra do Seridó, Sertão da Paraíba. Foto: divulgação/EDF Renewables

Menos impactos

O parque Serra do Seridó evitará a emissão anual de cerca de 208 mil toneladas de CO2 na atmosfera. A empresa também está firmando convênios locais com clínicas veterinárias e viveiros para manutenção, pesquisa e estudos da flora e da fauna regionais. Uma maneira de tentar reduzir os impactos ambientais, que já são questionados por pesquisadores, como o Conversa Política mostrou na série de reportagens Energia Nossa.

“Quando realizamos atividades de construção e operação, nos esforçamos para identificar, compreender, avaliar e abordar as questões ambientais e sociais específicas de cada projeto. Buscamos sempre organizar o impacto das nossas atividades na biodiversidade e para garantir a qualidade de vida das pessoas próximas aos projetos ”, comenta Raissa Lafranque, Vice-Presidente da EDF Renewables.

A empresa líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 13,8 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. No Brasil desde 2015, encontra-se entre as líderes do país no setor de energia renovável totalizando 1,3 GW em projetos, instalados e em construção, de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.

Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB
Parque eólico em Santa Luzia, Sertão da Paraíba, de empresa que opera na região há mais de 5 anos. Foto: Laerte Cerqueira./Série Energia Nossa
Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB
Parque eólico na Serra de Santa Luzia, Sertão da Paraíba, onde foi identificado um “corredor de vento”. Foto: Neguinho Marques/Série Energia Nossa

Série ENERGIA NOSSA 

Na última semana, o blog Conversa Política trouxe uma série de reportagens sobre o potencial da geração de energias eólica e solar na Paraíba.  As matérias destacavam o aquecimento econômico nas cidades que recebem os empreendimentos, a abertura de vagas de emprego, capacitação e impactos socioambientais trazidos pela parques e usinas. Nas reportagens, também veiculadas nas TVs Cabo Branco e Paraíba e Rádio CBN João Pessoa, mostramos que estado tem uma das maiores irradiações solares do país, no Sertão e um corredor de vento na região de Santa Luzia. No caso da energia eólica, tem ainda um potencial já explorado em Mataraca, Litoral Norte, e áreas ainda inexploradas no Curimataú e Cariri (veja mapas abaixo).

Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB
As áreas em vermelho e lilás têm alto potencial de geração de energia eólica, de acordo com Atlas. Ilustração: Divulgação.
Construção de novos parques eólicos abre vagas de emprego na PB
Sertão da Paraíba, em destaque, tem ilha de calor, ideal para geração de energia solar. Ilustração: Atlas de Energias Solar/Brasil

A EDF Renewables

De acordo com a assessoria, a empresa opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo ao se mudar para regiões emergentes promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. Tem posições fortes em energia eólica offshore, mas também em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia. “Desenvolve, constrói, opera e mantém projetos de energias renováveis, tanto para si como para terceiros. A maioria de suas subsidiárias internacionais tem a marca EDF Renewables”, destaca em informações enviadas ao blog.